Aumentou de 1,9% para 2,1% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2026, feita pelo Banco Mundial. Já para 2027 o estimativa anterior de expansão da economia caiu de 2,0% para 1,7%. Para 2028, a previsão aumentou de 2,2% para 2,3%. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país.
O PIB do Brasil em 2025 foi de 2,26 trilhões de dólares, aproximadamente R$ 12,7 trilhões. O valor do PIB do Brasil representa 1,93 por cento da economia mundial.
No relatório sobre as expectativas para as economias da América Latina e do Caribe, o Banco Mundial diz que o Brasil está crescendo perto ou abaixo da média regional, com a atividade sendo limitada pelas condições restritivas da política monetária - necessárias, segundo a instituição, para reduzir a inflação. Ainda segundo a instituição, a incerteza sobre políticas e a redução do impulso fiscal também afetam o crescimento brasileiro.
O ritmo é inferior à média da América Latina e do Caribe, estimada em 2,2% para este ano e abaixo dos 2,4% registrados em 2025. Brasil e México, as duas maiores economias da região, devem crescer em ritmo igual ou inferior à média regional. Segundo o Banco Mundial, pesam sobre o desempenho os juros elevados para controlar a inflação, as incertezas sobre as políticas econômicas e o enfraquecimento dos investimentos públicos.
Entre os países com maior projeção de crescimento da região estão a Guiana (23,7%), o Paraguai (4,7%) e a República Dominicana (4,7%).