A montadora chinesa BYD anuncia a marca de 8,5 mil colaboradores diretos no complexo industrial de Camaçari (BA). Número se aproxima da meta dos 10 mil contratações prometidos pela empresa até o fim de 2026. Segundo a montadora, do total de novos colaboradores, mais de 90% são baianos e metade deles moradores de Camaçari.
Nesta semana a chinesa produtora de veículos anunciou a contratação de mais 410 funcionários. As novas vagas são compostas majoritariamente por operadores de produção e logística. Os profissionais serão alocados no terceiro turno da produção da fábrica de montagem final e fábrica de soldagem, que segundo a companhia inicia operação até o final do ano com as operações das fábricas de soldagem, pintura e estamparia.
Com investimentos de R$ 5,5 bilhões e projeção de criação de 20 mil empregos diretos e indiretos, a fábrica da BYD em Camaçari ocupa uma área de 4,65 milhões de metros quadrados. No local, são produzidos o BYD Dolphin Mini, o sedã BYD King e o SUV BYD Song Pro.
Inaugurada em outubro de 2025, a unidade é a maior fábrica da BYD fora da Ásia. A capacidade inicial de produção é de 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 600 mil quando o projeto estiver completo.