Busca:

  Notícia
 
Angélica Ferraz no Colunistas: Meio ambiente e compromisso


Angélica Ferraz de Menezes é jornalista com larga experiência com a questão ambiental

E todos morrendo juntos


Destaco aqui, como exemplo ao país em tempo de eleições, a realização recente com excelente repercussão de ato público do grupo Gestão Ambiental na sede da OAB/Camaçari destinado à  apresentação de propostas da sociedade civil organizada aos programas de governo de candidatos à Prefeito do município, cuja poluição do ar é três vezes maior do que seria  permissível, segundo a Organização Mundial da Saúde.


Todos os cinco candidatos que confirmaram presença compareceram. Camaçari é um grande polo industrial da América Latina e de enormes atrativos ambientais :  dunas, lindas praias e vastas matas de uma biodiversidade ímpar. Um território de ricas tradições culturais  cobiçado para empreender e atrair  moradias que não tem controle da poluição e não faz o ordenamento devido da ocupação do solo.  O desmatamento e invasão de terras chegou às áreas de preservação ambiental...


Excesso de água mandada do céu devastando a tudo. No contraponto a água dos rios que secam com suas margens desmatadas, em boa parte aterrados, transformados em canais de esgoto a céu aberto pelo concreto das cidades de ar poluído, sem árvores, praças, jardins e parques, aprisionadas pelo adensamento surreal das celas imobiliárias. Os mares poluídos pelo mesmo esgoto e lixo  residencial, por falta de tratamento e coleta adequada, que chegam através das praias em processo de privatização.


De repente o enorme fogo. Incêndios que dizimam árvores, tabas, casas, mata animais queimados vivos a mando de criminosos grileiros. E a culpa é de quem? De políticos eleitos por um povo pobre ainda iludido pelo poder do dinheiro de coronéis proprietários de terra, que as compram até  por bagatelas, e de seus fantoches que ocupam com bancadas no Congresso Nacional, nas casas legislativas estaduais e municipais  ocupam  cargos de governadores e  prefeitos inspirados em oportunistas ideologias do apartheid, do racismo escancarado  segregacionista de um Hitler demodé que não cabe neste século. 


Uma realidade que adoece corpo e alma... Apenas a articulação das forças de viés democrático  pode reverter o avanço catastrófico desta tendência que chamamos de extrema-direita patrocinada. 


O desafio está agora colocado para reconstituição de direitos civis na urgência urgentissima de formatar um esforço gigantesco contra a ignorância e a violência da  ganância.


 A mídia televisiva e on-line, canais e plataformas de redes sociais não podem se eximir de participação intensa de resgate da cidadania se impondo sobre os interesses econômicos que extrapolam os limites, conclamados e fiscalizados para a cada momento nos diversos espaços, noticiários, nas novelas, programas, deixarem de normalizar os crimes contra  pessoas e o meio ambiente necessário à manutenção da vida no planeta.


O cidadão comum só tomava consciência de que morre a cada segundo junto com as condições de vida no seu universo de moradia  quando o bolso esvaziava do "puro" do vil metal, invenção ou não do capiroto, ou ainda não conseguia ter vida saudável com o passar dos anos de forma drástica.


Segundo Pesquisa Cidades Sustentáveis 2024 sobre o que esperam os brasileiros   dos prefeitos eleitos para combate às mudanças climáticas revela:  41%   querem aumentar e conservar as áreas verdes;  36% querem controlar o desmatamento e a ocupação de áreas de manancial; 26% reduzir a utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel) no transporte público e na frota da Prefeitura.


Angélica Ferraz de Menezes  menezesangelicaferraz@gmail.com é  jornalista, coordenou pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB) o Projeto Alvorada na microrregião de Barra/São Francisco; coordenou os cursos de Meio Ambiente, Combate à Violencia/ Direitos Humanos e de Gestão Social do Centro de Formação Comunitária do Governo Federal na área do São Francisco; foi coordenadora do Projeto Memória Kirimurê da Oscip Centro de Pesquisas e Ações Socioambientais Kirimurê.


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

20/09/2024

Mais Notícias

Angélica Ferraz no Colunistas: Meio ambiente e compromisso
Candidatos assinam Carta-Compromisso com meio ambiente
Sineide Lopes no Colunistas: A mulher e o espaço que é dela
11,2 milhões sofrem de forma direta com Incêndios florestais no Brasil
Brancos lideram em mais de 90% das funções chaves no mundo corporativo brasileiro
Minha Casa alcança a marca de 1 milhão de unidades contratadas
Adelmo Borges no Colunistas: Ambiente eleitoral e segmentação
Pesquisa mostra que empregado evita falar de política no ambiente de trabalho
Bahia registra 422 incêndios em regiões de mata em dois meses
Luiz Duplat no Colunistas: A Sesab na campanha eleitoral


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL