Busca:






Bispo da Cultura


A Cultura é a Base de um Povo



Nos últimos 13 anos tivemos grandes avanços na política Cultural do Brasil. Tudo teve início com o fomento de políticas públicas efetivas para cultura entre 2003 a 2016, que demostrou de forma direta o que queria e quer para a cultura.


Falando sobre a política cultural implantada no Brasil. Reorganizando a distribuição dos valores do Ministério da Cultura para todos os Estados brasileiros, criando o Sistema Nacional de Cultura, os Pontos de Cultura, requalificando o Conselho Nacional de Cultura, ampliando a participação da sociedade civil, realizando as conferências nos âmbitos gerais e encontros específicos para a cultura e os fazedores das artes.


Tendo como ministros da cultura, Gilberto Gil e Juca Ferreira, com a implantação da política cultural, ocorreram uma série de problemas em diversos Estados e a Bahia foi um deles, por não entender naquele momento que Cultura é tão importante quanto educação, segurança, assistência social, saúde e Etc., e, por consequência, muitos municípios não seguiram a política implantada pelo Governo Federal.


Em Camaçari não foi diferente, mesmo tendo um governo de esquerda, tivemos alguns entraves para que fosse formalizada uma política de Estado a nível municipal, contudo, isso foi minimizado ao longo dos 8/12 anos, com a realização das Conferências Municipais da Cultura, com a criação da Secretaria da Cultura, bem como o Conselho e o Fundo da Cultura, a reforma do atual Teatro  Alberto Martins e a construção de um dos maiores polos Culturais Esportivos e Educacional do Norte / Nordeste (Cidade do Saber). 


Mas, só isso não supre as mazelas que a cultura foi arrastada ao longo dos tempos desde a criação de um estado soberano de direito e democrático.


Com o governo do PT, Lula (2003), Wagner (2007), e Caetano (2005), foi dado o primeiro passo, porém, não podemos ficar só no pontapé inicial ou no intermediário, precisamos de muito mais e muito mais de verdade. 


A nível nacional remontar o Ministério da Cultura com recursos não contingenciáveis, ministério esse desmontado por completo pelo governo do PMDB de Michel Temer, reconstruir autonomia e participação popular, desengavetar a PEC 150/2003, são bons exemplos, a nível de Estado. Dar prioridade significativa ao interior do Estado, assemelhando-se à política cultural do governo Wagner, sob a tutela de Marcio Meirelles e professor Albino Rubim, ampliando a política e investindo a maior parte do recurso no fomento à Cultura de base, não na dita ou chamada de "alta Cultura".  


No município se faz necessário que tenha continuidade à política desenvolvida pelo PT, com perspectiva de ampliação da política de Estado, fortalecendo ainda mais a participação popular no Conselho da Cultura e nos espaços de poder, priorizando a sedimentação da política. Desta forma, só existe um caminho para isso, já que temos os instrumentos de estruturas físicas e as leis. 


Precisamos do terceiro elemento para que isso possa ser efetivado. O que falta são recursos fixados para a política cultural, e que seja planejado e estes distribuídos por quem pensa a política da Cultura na forma da lei. Isso se dará por meio de valores aplicados de forma percentual no fundo de Cultura, criação de uma política intensiva de isenção fiscal, valorização da nossa arte e de nossos artistas, não perdendo de vista o nosso patrimônio material e imaterial, para que desta forma, possa ser corrigido o descaso de algo tão importante para um povo, que é a nossa cultura, história e memória.


Camaçari completa esse ano 259 anos, RECURSO/INVESTIMENTO... esse poderia ser um bom presente para o povo de Camaçari, em especial a Cultura, os artistas e as artes...


Viva a Cultura, Viva a História... Viva as artes... Viva o povo que depende dessa vida para viver... que são os artistas. 


Mais fortes são os poderes do povo. Cultura tem que ser prioridade.


Antonio Bispo bispocultura@gmail.com é produtor cultural, diretor de teatro, vice-presidente do PT de Camaçari e bacharel em direito


 
Últimas Publicações

A Cultura é a Base de um Povo


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2017 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL