Mais de 4,3 milhões de pessoas vão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (3), primeira etapa da avaliação. A segunda será no próximo domingo (10). Os gabaritos serão divulga dos dia 20 de novembro e o resultado em 13 de janeiro de 2025.
São Paulo foi o estado com o maior número de inscrições, com 645 mil. Em seguida vem Minas Gerais e Bahia, com 393 mil e 376 mil inscritos, respectivamente. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a maioria dos candidatos confirmados no Enem é de mulheres, que representam 60,6% das inscrições confirmadas. Os homens são 39,4% dos participantes.
Os portões fecham às 13h, e a prova terá início às 13h30. Neste primeiro dia, o exame é composto por 90 questões, sendo metade de linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e metade de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da redação.
Os candidatos que fazem o Enem podem usar a nota do exame para ingressar em universidades públicas por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), ou em instituições privadas com bolsas por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos).
O resultado também possibilita a inscrição no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa federal com o objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.
Além disso, estudantes brasileiros que desejam ter uma experiência acadêmica no exterior podem ingressar em pelo menos 35 universidades de Portugal utilizando a nota do Enem. Isso só é possível por meio de um convênio entre o Inep com universidades, institutos politécnicos e escolas superiores do país europeu.