Busca:

  Notícia
 
Quase 40% das espécies arbóreas estão ameaçadas de extinção


O Pau-Brasil é uma das mais ameaçadas

Estudo das União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) aponta que  38% das espécies arbóreas do mundo estão ameaçadas de extinção. O documento, divulgado na Conferência da Biodiversidade em Cali, na Colômbia (COP16), aponta que, das 47.282 identificadas, 16.425 podem desaparecer.  O Brasil ocupa o 2° lugar no ranking mundial com mais espécies de árvores ameaçadas, mesmo sendo o berço da maior biodiversidade do planeta.


Na lista de espécies brasileiras aparecem o pau-Brasil, o cedro-rosa, a araucária, a castanheira do Brasil, a cerejeira da Amazônia, o mogno e a itaúba, a maioria na Amazônia. 


A lista vermelha da UICN, um inventário global do estado de conservação de vegetais e animais, foi atualizada com mais números alarmantes. Do total de 166.061 espécies avaliadas, 46.337 estão ameaçadas de extinção e 10.235 encontram-se em perigo crítico. Mais de 900 já desapareceram. 


A Colômbia, um dos países com maior biodiversidade do mundo, recebe a COP16 até 1º de novembro. No encontro, 23 mil delegados de 196 países tentam chegar a acordos que permitam deter a destruição da natureza. 


As árvores representam, atualmente, mais de um quarto do inventário da UICN e o número dessas espécies ameaçadas é mais que o dobro do número de todas as aves, mamíferos, répteis e anfíbios em risco, combinados. "As árvores são essenciais para manter a vida na Terra devido ao seu papel vital nos ecossistemas e milhões de pessoas dependem delas", sublinhou Grethel Aguilar, diretora-geral da UICN, no relatório. 


O primeiro panorama global do estado de conservação das árvores é resultado da mobilização de uma rede global de mais de 100 parceiros institucionais e mais de 1 mil especialistas. "Esperamos que esta estatística assustadora, de uma em cada três árvores em risco de extinção, estimule ações urgentes e seja usada para orientar planos de conservação", disse Eimear Nic Lughadha, pesquisadora principal de avaliação e análise de conservação no Jardim Botânico Real de Kew, na Inglaterra.

Mais Notícias

José Américo no Colunistas: O tarifaço e o tiro em Bolsonaro
Bahia está entre os estados com mais viciados em jogos
Governo deve gastar R$ 3,3 bilhões com ressarcimentos das fraudes no INSS
Paulo Ormindo no Colunistas: Afirmação e misticismo no 2 de julho
Vendas no varejo baiano interrompem crescimento e registram queda em maio
Aumento das alíquotas do IOF gerou recorde de arrecadação para o governo
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: A política e a peleja Lula x Motta
Justiça americana intima ministro Moraes acusado de censura
Deputada destina R$ 1,5 milhão de emenda para construção do MP
Coluna Camaçarico 7 de julho 2025


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL