Busca:

  Notícia
 
Coluna Camaçarico 29 de agosto 2024


Polaroid A 39 dias para as eleições, as medições para vereador seguem com oscilações, mas sinalizam algumas imagens de candidatos com mais nitidez eleitoral que indicam possível vitória no pleito para as 23 cadeiras do Legislativo de Camaçari, no dia 6 de outubro.


Polaroid 2 No PT aparece como certa a reeleição de Tagner Cerqueira. Ainda na base oposicionista os vereadores Dentinho do Sindicato (PT) e Vavau (PSB), segundo fontes caetanistas e elinaldistas, entram na lista dos ainda incertos.  Das possíveis 4 a 5 vagas que a federação, formada pelo PT, PCdoB e PV devem conquistar, o professor Márcio Neves, único dos sem mandato, aparece bem cotado. As outras duas ou 3 vagas restantes tendem a ficar com os petistas. Nesse time estão o vereador Dentinho do Sindicato, os ex-vereadores Téo Ribeiro e Paulinho do Som, e a jovem candidata Ara Brasil. Fora do partido da estrela, mas na federação, Valtinho Pakalolo (PV) é tido como surpresa bem posicionada no páreo.


Polaroid 3 Ainda na base oposicionista, o PSB pode assegurar até duas cadeiras. O vereador Vavau, que andou meio caidinho e desacreditado, com o abandono de antigos apoiadores, ganhou fôlego nos últimos dias e segue na briga pela reeleição com os ´virgens` de mandato: Armando Cadeirante e o professor João Dão. O ex-vereador Binho do 2 de Julho é outro com chances notime dos socialistas. No PSD, do senador Otto Alencar,  os melhores pontuados são Sinho do Boxe e Francissales, registrada na urna como Sales de Val Estilos, numa referência direta ao ex-vereador do Republicanos, cassado em 2021 por compra de votos. Ainda na base caetanista, o Solidariedade tem como possível nome para a única vaga o ex-vereador Cleber Alves.


Polaroid 4 Na base governistas, com 16 vereadores candidatos à reeleição e possibilidades de garantir até 17 das 23 cadeiras do Legislativo, o quadro é ainda mais nebuloso. No arco das 6 legendas (União, PSDB, PP, Republicanos, PRD e PL) seis nomes aparecem com destaque e reeleição tida como certa: os vereadores Dudu do Povo, Ivandel Pires, Jorge Curvelo e Jackson, pelo União. Dr Elias Natan (PSDB), e Niltinho (PRD) fecham a conta.


Polaroid 5 No União, que estima fazer 6 cadeiras, também são citados como nomes no páreo, os vereadores Herbinho e Deni de Isqueiro e o ex-vereador Oziel Araújo. Na incógnita estão o atual vice-prefeito e três vezes alcaide, Jose Tude, e os vereadores Fafá de Senhorinho e Ednaldo Borges.


Polaroid 6 No PSDB, o ex-secretário de saúde, o médico e candidato a reeleição, Elias Natan é vaga tida como certa. Disputam a segunda vaga, o neto do ex-deputado Ferreira Otomar, Gabriel Ferreira, o vereador Jamelão. Tarcísio Coiffeur e Gil Eventos também estão no páreo.


Polaroid 7 Na base governista a disputa mais acirrada acontece no PL e no PP. Na legenda referenciada pelo ex-presidente Bolsonaro, o vereador Jamesson disputa cada voto e cabo eleitoral com a suplente de vereadora Cristiane Bacelar. O PL também tem o vereador Manoel Filho com grandes chances de  assegurar  uma das duas prováveis cadeiras da legenda.  No PP, com estimativa chegar a até 3 cadeiras, a briga envolve os vereadores e candidatos a reeleição Dilson Magalhães e Dedel, os suplentes Manoel Jacaré e Gilvan Souza, e o radialista Roque Santos.


Polaroid 8 No PRD, além do considerado ´pole position` vereador Niltinho, o colega de plenário Dr. Samuka e a liderança comunitária Mariva seguem na disputa. Outro partido, que segundo retratos do momento, com base  em dados das duas  maiores coligações na disputa, só deve conquistar uma vaga é o Republicanos. Legenda apoiada pela rica e poderosa Igreja Universal tende a carimbar o nome do pastor Luizão, filho e herdeiro político do vereador em último mandato, Bispo Jair.


Sossego O candidato a prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), segue sem empecilhos na disputa pelo comando da prefeitura de Camaçari.  A promotora de justiça Virginia Ribeiro Manzini Libertador, do Ministério Público Eleitoral, deu parecer favorável ao petista ao não reconhecer o pedido de impugnação de registro de candidatura feito por um dos seus adversários,  o candidato Cleiton Pereira (Novo). Mesmo ressalvando com a solicitação de novas diligências à juíza Fernanda Karina Vasconcelos Simaro, da 171ª Zona Eleitoral de Camaçari, a decisão da promotora, datada de terça-feira (27), sinaliza, na prática, uma expectativa de que nada aconteça antes das eleições de 6 de outubro.


Sossego 2 A pressão do candidato Cleiton Pereira se fundamenta na existência de duas ações civis de improbidade administrativa em andamento e na inclusão de Caetano, que tenta governar Camaçari pela 4ª vez, na lista dos gestores com as contas de 2012 reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Caso vem se arrastando desde 2021. No ano passado a Coluna relembrou o caso (Confira).


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


29/08/2024 Fechamento: 14h12


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite

Mais Notícias

Coluna Camaçarico 16 de setembro 2024
Processo de revitalização do rio Joanes dá mais um passo
José Carlos Teixeira no Colunistas: A cultura oficial e o IGHB
Mercado das apostas esportivas online movimenta mais de R$ 60 bilhões anuais no Brasil
PMs condenados por sequestro, tortura e roubo em Fazenda Coutos
Lula critica empresários por não investirem na cultura
Internet supera pela primeira vez a TV aberta em investimentos publicitários
Otaviano Maia no Colunistas: As duas visões sobre Camaçari
Falta de chuvas e queimadas ameaçam o equilíbrio dos preços que pode fazer inflação subir
Waldeck Ornélas no Colunistas: A FLEM e os caixotes da Ceasa


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL