Busca:

  Notícia
 
Adelmo Borges no Colunistas: O eleitor e o retrato da pesquisa


Adelmo Borges dos Santos

Sentimento comunitário


Em resposta à indagação sobre propostas de governo dos candidatos majoritários de Camaçari, um assessor de um dos concorrentes permitiu o acesso a levantamento realizado, com 2.000 entrevistas (54% mulheres, 72,4% pardos e pretos, 16% de 16 a 24 anos, 46,2% entre 25 e 52 anos e 21% com mais de 60 anos), nos dias 20 a 22.08.2024.


Perguntados sobre o que desejariam do próximo governo municipal, 56% responderam que se preocupam muito com a segurança. As pessoas saem de casa temerosas e desconfiadas com tudo e com todos que estão ao seu redor. 51% com o custo de vida. Alimentos e vestuário estão proibitivos entre a população com renda de até dois salários-mínimos. 43% destacam deficiência dos transportes coletivos. Gostariam que fosse regularizado um sistema que atendesse todos os bairros em quantidade e qualidade suficiente, assim como a regularização do transporte alternativo a exemplo do taxi-lotação, ligeirinho e mototáxi.


41% gostariam da implantação de um programa que proporcionasse emprego e renda para a população. 36% com a melhoria na oferta e no atendimento dos serviços de saúde. Os equipamentos de saúde estão geograficamente mal distribuídos o que causa grandes deslocamentos das pessoas para marcar e ser atendido em procedimentos clínicos e ambulatoriais. Os atendimentos de maiores complexidades são quase impossibilitados para a maioria da população.


Não verifiquei nenhuma sinalização para a educação, creche, transporte escolar, coleta de lixo, iluminação pública, urbanização de ruas, meio ambiente, habitação, recreação e lazer.


Chama a atenção a indecisão com relação à definição do voto para um dos candidatos concorrentes. 58,6% dos entrevistados declararam não ter definido em quem votar no dia 06.10.2024. Pretendem decidir em ocasião mais próxima. Mais ainda, 48,4% não confiam nas propostas que são divulgadas. Todas as eleições são a mesma coisa. Falam que vão fazer mundos e fundos e a coisa continua na mesma.


Fabio, Augusto de Paula, Fabiana Franco ......... PRESENTE.


Que DEUS e os Orixás nos protejam.


Adelmo Borges dos Santos  adelmook@gmail.com


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

28/08/2024

Mais Notícias

Coluna Camaçarico 16 de setembro 2024
Processo de revitalização do rio Joanes dá mais um passo
José Carlos Teixeira no Colunistas: A cultura oficial e o IGHB
Mercado das apostas esportivas online movimenta mais de R$ 60 bilhões anuais no Brasil
PMs condenados por sequestro, tortura e roubo em Fazenda Coutos
Lula critica empresários por não investirem na cultura
Internet supera pela primeira vez a TV aberta em investimentos publicitários
Otaviano Maia no Colunistas: As duas visões sobre Camaçari
Falta de chuvas e queimadas ameaçam o equilíbrio dos preços que pode fazer inflação subir
Waldeck Ornélas no Colunistas: A FLEM e os caixotes da Ceasa


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL