Busca:

  Notícia
 
Colunistas Adelmo Borges


Adelmo Borges dos Santos

A hora da verdade


Está a se concluir um período denominado de pré-campanha eleitoral, cujas manifestações, denúncias, provocações e agressões pessoais e a grupos ultrapassaram o limite da convivência pacífica e da civilidade. Os partidos têm até 5 de agosto para formalizarem, em convenção, as chapas, federações e/ou coligações para concorrerem ao pleito majoritário (prefeito) e proporcional (vereadores) no próximo 06 de outubro de 2024. 


O grupo governista de Camaçari deve confirmar o pleito majoritário de Flávio Marcus (UB) e a oposição Luiz Carlos Caetano (PT). Ambos deverão apresentar até 144 nomes para a disputa proporcional.


Até então, a expectativa é que a situação deverá ser composta pela União Brasil, PP, PL, PSDB, PRD, PDT e Republicanos, (as convenções conjuntas estão previstas para o dia 24.07.2024, a partir das 18h, no Clube Social). Quando serão definidos os candidatos às 23 vagas no Legislativo. A oposição deverá ser composta pelo PT, que encabeça a federação partidária com o PV e o PCdoB, PSB, PSD, Avante e Solidariedade.


Diante do acirramento e do comportamento agressivo dos candidatos, assim como das denúncias formatadas na mídia e nas redes sociais, a população demonstra sinais de preocupações para com possíveis ocorrências que possam contribuir para inibir a livre manifestação da preferência e da defesa dos seus candidatos. 


Observadores e formadores de opinião indicam a polarização fomentada pelo ex-presidente Messias Bolsonaro o principal motivo da interiorização do modelo de disputa com a utilização de fakes e indução à violência, pelos simpatizantes da proposta da extrema esquerda.


Pelos dados levantados junto aos partidos concorrentes a indicação é que o quadro é de incerteza com relação a possíveis resultados majoritários e formação da câmara de vereadores. No entanto, predomina a euforia entre os principais concorrentes.


Na disputa, também, se apresentam os candidatos majoritários Oswaldinho (PMDB) e Cleiton Pereira (Novo) , que se manifestam na esperança de se constituir uma alternativa dos eleitores em dúvidas.


Que DEUS e os Orixás nos protejam e nos orientem para uma votação consciente, em um pleito tranquilo e de comportamento civilizado, cujos resultados reflitam a opção da maioria dentro da possibilidade de uma gestão profícua e desenvolvimentista.


Viva a democracia.


Viva a esquerda francesa.


Viva os trabalhistas do Reino Unido.


Adelmo Borges dos Santos  adelmook@gmail.com


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

14/07/2024

Mais Notícias

Waldeck Ornélas no Colunistas: A importância do São Francisco
Queimadas na Amazônia Ocidental transformam a região na mais poluída do planeta
Brasil deve subir para a oitava posição no ranking das maiores economias do mundo
Vini Jr. é o único brasileiro na disputa pela Bola de Ouro
Adelmo Borges no Colunistas: O quadro eleitoral em Camaçari
Anderson Santos no Colunistas: Camaçari e o futuro da cidade
Coluna Camaçarico 3 de setembro de 2024
PIB do Brasil segue em crescimento e avança 1,4% no trimestre abril/junho
P&A mostra que Caetano segue com vantagem sobre Flavio
Flavio diz que Caetano mente ao falar do Hospital da Mulher


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL