Busca:

  Notícia
 
Colunistas Adelmo Borges


Adelmo Borges dos Santos

A verdade no girar da chave


A pré-campanha eleitoral (que parece a campanha) em Camaçari entra numa fase do café requentado. Nos holofotes os segmentos da saúde e da segurança pública. Dois dos principais elementos apontados pela população com de maiores preocupações, seguidos pelo emprego e renda, habitação e transportes urbanos.  Única e proposta efetiva, e não cumprida, apresentada na disputa pelo primeiro mandato de Antônio Elinaldo reaparece através dos postulantes governistas e opositores. 


O Sr. Flávio Marcus, em tempo recorde, apresenta uma imagem e o denomina de “projeto dos sonhos” a ser executado nos primeiros dias de mandato, caso eleito. O petista Luiz Caetano, afirma categoricamente, que vai construir o hospital municipal com a ajuda do governo do estado e vai priorizar o atendimento à população.


Esse movimento ocorre quando se apresentam críticas contundentes ao processo de regulação do governo do estado, tendo sacrificado em média 20 a 30 pacientes que aguardam nas UPA’s municipais com rebate da oposição que apresenta relato de déficit de 120 mil atendimentos de consultas ambulatoriais e de análise laboratoriais. Se identifica represamento nas especialidades de cardiologia e dermatologia assim como simples exames de sangue, fezes e urina.


Enfim, os “Encontros da Verdade” assim como os “Diga ai Camaçari” começam a perder a sua importância e eficiência justamente pelos modelos apresentados. Ninguém fala ou ouve propostas de verdades nem dizem nada que possa nutrir uma esperança.


A efetivação de intervenções dessa natureza envolve montantes significativos e devem constar na PDO - propostas de diretrizes orçamentárias e na proposta orçamentária anual - POA. Para que passe a constar na POA poderá comprometer todas as verbas destinadas ao setor de saúde, a não ser que se busque financiamento extra orçamentário (neste caso tem a se observar a capacidade de endividamento do município).


Nos últimos 20 anos, Camaçari teve disponibilidade financeira de aproximadamente 20 milhões nos dois mandatos de Luiz Caetano, 15 bilhões no governo Ademar Delgado e 26 bilhões nos dois mandatos de Elinaldo. Pouco se percebe de investimentos direcionados a efetivação da melhoria das condições de vida da população. Um salto de qualidade.


Enquanto isso, no próximo dia 15 de junho, teremos a efetivação da pré-campanha do candidato Oswaldinho, pioneiro na apresentação de propostas para a saúde e transportes urbanos, carentes, ainda, de detalhamentos e meios de viabilidade.


Assim, com o distanciamento de grande contingente da população segue os pleiteantes ao executivo municipal e à câmara de vereadores no processo criativo com o intuito de atrair e convencer os eleitores até o dia da decisão final. Outubro de 2024. Vida que segue


Que DEUS e os Orixás nos protejam.


Adelmo Borges dos Santos  adelmook@gmail.com


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

29/05/2024

Mais Notícias

José Américo no Colunistas: O tarifaço e o tiro em Bolsonaro
Bahia está entre os estados com mais viciados em jogos
Governo deve gastar R$ 3,3 bilhões com ressarcimentos das fraudes no INSS
Paulo Ormindo no Colunistas: Afirmação e misticismo no 2 de julho
Vendas no varejo baiano interrompem crescimento e registram queda em maio
Aumento das alíquotas do IOF gerou recorde de arrecadação para o governo
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: A política e a peleja Lula x Motta
Justiça americana intima ministro Moraes acusado de censura
Deputada destina R$ 1,5 milhão de emenda para construção do MP
Coluna Camaçarico 7 de julho 2025


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL