Busca:

  Notícia
 
Esporte Clube Bahia lança campanha contra o estupro


O Esporte Clube Bahia lançou uma campanha contra a “cultura do estupro”. Peça publicitária postada nas redes sociais (Assista) vem uma semana depois que a Justiça da Espanha concedeu a possibilidade de o ex-jogador brasileiro Daniel Alves, condenado a quatro anos e meio por estupro, ser solto sob fiança de aproximadamente R$ 5,4 milhões. No vídeo, o time do coração de Daniel e o primeiro em que o lateral-direito atuou, critica a violência e convoca  “o mundo do futebol a ingressar nesse debate”.


“Esporte Clube Bahia levanta sua voz contra a cultura do estupro”, escreveu o clube na legenda do vídeo, que foi publicado na sexta-feira (22/3). “A culpa é sua, o corpo, não”, completou.


No vídeo, uma mulher está dentro de uma banheira suja, em um ambiente escuro, com aparência assustada, enquanto diversas falas e pensamentos machistas são proferidos. A cada frase dita, mais água é despejada no recipiente, até que o nível sobe e a atriz luta para não sufocar. “Se não for para lavar, passar e cozinhar, para mim, não serve”; “A novinha pode ter a idade que for, dando mole para mim…”; “Mulher minha não se arruma para sair sozinha”, são algumas das afirmações feitas por vozes masculinas.


O vídeo publicado pelo Bahia faz parte da campanha Mulheres de Aço, lançada pelo clube em 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. “Bandeiras representam lutas. E essa é a nossa. Uma das nossas! A partir de agora as bandeirinhas de escanteio dos jogos do Bahia homenagearão as causas que defendemos em cada mês. Março, mais do que nunca, é das mulheres”, afirmou o time.


O Bahia foi o clube em que Daniel Alves começou sua carreira no futebol, em 2001, e pelo qual ganhou seu primeiro troféu, ao vencer a Copa do Nordeste em 2002. Na quarta-feira (20/3), a Justiça espanhola concedeu ao jogador a possibilidade de aguardar o desenrolar do caso em que é acusado de estupro em liberdade, desde que pagasse uma fiança de 1 milhão de euros.


Daniel não conseguiu o dinheiro a tempo e deve permanecer preso até, pelo menos esta segunda-feira (25/3). O ex-jogador é acusado de estuprar uma mulher de 23 anos em uma casa noturna de Barcelona, no dia 30 de dezembro de 2022.


Além dele, nesta semana, outro caso de estupro envolvendo jogadores de futebol voltou aos holofotes. Também na quarta-feira (20/3), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que Robinho, condenado por estupro coletivo em 2022, contra uma mulher albanesa, cumpra a pena de nove anos em solo brasileiro. Robinho está na penitenciária de Tremembé (SP).


Os casos ganharam repercussão nas redes sociais e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou, na sexta-feira (22/3), uma nota de repúdio contra os “crimes brutais” de Daniel e Robinho.

Mais Notícias

Colunistas Diego Copque
MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL