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Adelmo Borges

Jogando conversa fora


Voltando do centro da cidade de Camaçari após percorrer os labirintos do setor financeiro, clínicas médicas e cotejar preços nos varejistas, encontro alguns amigos que me chamam para molhar a palavra. Todos eles envolvidos em ajudar alguém a alcançar uma das vinte e três cadeiras no legislativo municipal, no pleito de outubro de 2024.


Logo de início surgiu a indagação sobre como dá início à pré-campanha e campanha propriamente dita. Como organizar a equipe e quais as demandas mais importantes? Chega-se à conclusão que cada caso é um caso. Os candidatos possuem atividades e relacionamentos com públicos específicos com natureza diferentes. Assim se recomenda a identificação do público a ser direcionado as mensagens sobre a candidatura com imagens e uma linguagem própria do segmento. Isso não significa que o candidato vá ter uma atuação restrita a esse grupo, pelo contrário, deve buscar ampliar as suas possibilidades, no entanto sempre observar as características do segmento que está adentrando.


Atualmente grupos evangélicos têm se inclinado a participar das estruturas de poder (municipal, estadual e federal) restringindo suas atividades ao seio dos fiéis e pessoas beneficiadas com ações sociais da igreja. É uma questão específica. Trata-se de uma organização doutrinária com princípios na disciplina da fé sob a orientação de lideranças treinadas e remuneradas para o desempenho de suas funções. Diferentemente de lideranças forjadas nas organizações comunitárias que se constituem para representar e defender a presença de poderes públicos na atenção às necessidades de serviços essenciais.


Em um cenário de grande influência das mídias sociais, notadamente em municípios sem a presença de órgãos de imprensa, em um universo de 18% de analfabetos e 32% de analfabetos funcionais, compor uma equipe com pessoas que dominem a tecnologia digital é fundamental. Contanto que as equipes não se tornem autodidatas em suas produções. Necessitam ser orientadas por profissionais com conhecimento, no mínimo básico, de sociologia e psicologia de massa, no sentido que passe a produzir peças de divulgação com possibilidades de atingir o público-alvo desejado.


A atividade política e particularmente os pleitos eleitorais demandam custos financeiros muito elevados. Daí as justificativas para anteriormente se envolver grandes grupos empresariais na arrecadação de fundos e atualmente a definição de um fundo eleitoral para custear as atividades. Assim percebe-se a necessidade de um planejamento de campanha dentro da capacidade de cada candidato no que se refere a remuneração de pessoas, locações, impressão de materiais e custos outros (deslocamento, combustível, comunicação, energia, alimentação e lanches etc.). 


Calcula-se que a campanha majoritária na cidade de Camaçari alcance aproximadamente 10 milhões de reais e proporcional (vereador) entre 600 mil e 1 milhão e 200 mil.


O ideal seria que a decisão por postular um cargo eleitoral não se constituísse em um fato isolado. De uma pessoa. Mas de uma organização partidária, um grupo de pessoas, de entidades de trabalhadores, patronal e/ou comunitária, de maneira a tornar o pleito sustentável, com possibilidade de êxito e viável financeiramente.


É ótimo encontrar os amigos para jogar conversa fora e aproveitar para refrescar a garganta. Faz bem ao físico e à alma. Que DEUS e os Orixás nos protejam..


Adelmo Borges adelmook@gmail.com


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

25/04/2024

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