Divã O PSOL de Camaçari segue uma estranha trajetória que parece conduzir a legenda ao isolamento e à sua consequente inviabilização como alternativa de poder para as eleições municipais de 2024. A última movimentação que sinaliza essa `marcha à ré` e sinais claros de racha foi a exclusão de Sócrates Magno da lista de candidatos a deputado federal pelo Partido Socialismo e Liberdade. O nome do educador vinha se consolidando como único candidato de esquerda com raiz no município para a disputa de uma das 39 cadeiras da bancada baiana no Congresso Nacional.
Divã 2 Ex-candidato a prefeito nas eleições de 2020 e reconhecido como uma liderança em ascensão, Sócrates parece que estava incomodando além da conta, um pedaço do PSOL. Para completar o festival de estranhices e contradições, o mesmo PSOL que rifou o educador, indicou os nomes locais de Negra Magna e Nilton para compor o time de candidatos a deputado estadual. Legenda sem representante na Câmara Federal, segue com Hilton Coelho como candidato a reeleição.
Divã 3 Processo de exclusão da candidatura Sócrates pela executiva estadual, com o aval do diretório municipal, não deixa de ser mais um presente para fortalecer a já gorda cesta de votos da petista e esposa do ex-alcaide Caetano, Ivoneide Caetano.
Queridinho Força total na máquina do governo municipal para fazer o ex-alcaide de Coribe, Manoel Rocha (União Brasil), o candidato a deputado estadual mais votado em Camaçari. Aposta de ACM Neto, o filho do veterano deputado federal José Rocha é o novo chamego do alcaide Elinaldo. Não é por acaso que a jovem liderança conta com o apoio de 10 vereadores, sendo 8 na titularidade e dois no comando de pastas municipais.
Queridinho 2 Conta rápida mostra que o time formado por Deni de Isqueiro, Doutor Samuka, Dudu do Povo, Flavio Matos, Herbinho, Jamesson, Mar de Areias e Niltinho, além dos licenciados Elias Natan (Sesau) e Jorge Curvelo (Sejuv) somou pouco mais de 20 mil votos nas últimas eleições. Agora é aguardar o potencial de transferência dessas lideranças e a ajuda do restante da máquina e das dezenas de candidatos da base governista que disputaram o último pleito.
Preju Já está valendo a isenção do pagamento da taxa de manutenção para os permissionários da feira de Camaçari. Como antecipou a Coluna (Confira), o mimo votado de forma veloz pelo Legslativo e sancionado na terça-feira (21), livra de despesas os cerca de 1.100 feirantes do centro comercial, entre março de 2020 até o final do mandato do alcaide, em dezembro de 2024.
Preju 2 Sem contar os dois anos passados, quando a maioria não pagou a taxa que banca as despesas de água, luz, limpeza, segurança e manutenção da feira, anistia a partir de julho vai representar uma renúncia para os cofres públicos de algo em torno de R$ 4 milhões até dezembro de 2024. Enquanto isso, o restante do comércio da cidade segue pagando o preço da pandemia e sem qualquer direito a isenção ou anistia de taxas e impostos cobrados pelo município.
Apartada Para tristeza dos técnicos da secretaria de desenvolvimento social e cidadania (Sedes), não passa de boato a troca de Renoildes Oliveira pelo vereador licenciado e atual secretário de esportes, Jorge Curvelo, no comando da pasta. Quinta titular da Sedes, desde o primeiro governo do alcaide Elinaldo, a doutora Reni é quase uma unanimidade. Segue distante do entendimento da verdadeira missão da pasta e das políticas públicas da assistência social, dizem fontes da Coluna.
João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor
22/6/2022 Fechamento: 14h36
Todas as Colunas
Instagram Joao leite
You Tube joao leite