Busca:

  Notícia
 
Bahia segue em 1º lugar no ranking nacional de assassinatos

O número de assassinatos no país continua em queda em 2022. Segundo o índice nacional de homicídios criado pelo portal g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, foram 10,2 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.  


A Bahia, apesar da queda de 8,5% na violência, segue  em  1º lugar no ranking  com 1.326  assassinatos nos três primeiros meses deste ano.  Estado apresenta a segunda maior taxa são 8,8 mortes para cada 100 mil habitantes. No  mesmo triumestre  de 2021 a Bahia tinha a  maior taxa com 9,7 assassinatos para cada 100 mil.


A queda mais expressiva foi a da região Sudeste, com uma diminuição de mais de 10%. Todos os estados tiveram diminuição, mas a queda foi puxada principalmente pelo Rio de Janeiro. Cinco estados registraram alta nas mortes: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí e Rondônia que teve o maior aumento nos crimes: 48%. 


Em 2021, o Brasil teve uma queda de 7% no número de assassinatos, com 41,1 mil mortes violentas intencionais no país. Esse foi o menor número de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007.


Segundo especialistas do FBSP e do NEV-USP, o menor número de mortes é motivado por um conjunto de fatores, incluindo: mudançs na dinâmica do mercado de drogas brasileiro; maior controle e influência dos governos sobre os criminosos; apaziguamento de conflitos entre facções; políticas públicas de segurança e sociais; e redução do número de jovens na população.


Estudo  contabiliza homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.g1

Mais Notícias

José Américo no Colunistas: O tarifaço e o tiro em Bolsonaro
Bahia está entre os estados com mais viciados em jogos
Governo deve gastar R$ 3,3 bilhões com ressarcimentos das fraudes no INSS
Paulo Ormindo no Colunistas: Afirmação e misticismo no 2 de julho
Vendas no varejo baiano interrompem crescimento e registram queda em maio
Aumento das alíquotas do IOF gerou recorde de arrecadação para o governo
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: A política e a peleja Lula x Motta
Justiça americana intima ministro Moraes acusado de censura
Deputada destina R$ 1,5 milhão de emenda para construção do MP
Coluna Camaçarico 7 de julho 2025


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL