Busca:

  Notícia
 
Bahia segue em 1º lugar no ranking nacional de assassinatos

O número de assassinatos no país continua em queda em 2022. Segundo o índice nacional de homicídios criado pelo portal g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, foram 10,2 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.  


A Bahia, apesar da queda de 8,5% na violência, segue  em  1º lugar no ranking  com 1.326  assassinatos nos três primeiros meses deste ano.  Estado apresenta a segunda maior taxa são 8,8 mortes para cada 100 mil habitantes. No  mesmo triumestre  de 2021 a Bahia tinha a  maior taxa com 9,7 assassinatos para cada 100 mil.


A queda mais expressiva foi a da região Sudeste, com uma diminuição de mais de 10%. Todos os estados tiveram diminuição, mas a queda foi puxada principalmente pelo Rio de Janeiro. Cinco estados registraram alta nas mortes: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí e Rondônia que teve o maior aumento nos crimes: 48%. 


Em 2021, o Brasil teve uma queda de 7% no número de assassinatos, com 41,1 mil mortes violentas intencionais no país. Esse foi o menor número de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007.


Segundo especialistas do FBSP e do NEV-USP, o menor número de mortes é motivado por um conjunto de fatores, incluindo: mudançs na dinâmica do mercado de drogas brasileiro; maior controle e influência dos governos sobre os criminosos; apaziguamento de conflitos entre facções; políticas públicas de segurança e sociais; e redução do número de jovens na população.


Estudo  contabiliza homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.g1

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL