O volume de serviços prestados no Brasil cresceu 1,7% em março, na comparação com fevereiro, segundo divulgou nesta quinta-feira (12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a segunda alta seguida e o melhor resultado para meses de março desde 2011, quando teve início a série histórica da pesquisa. Na comparação com março do ano passado, a alta foi de 11,4%.
No acumulado do ano, o volume de serviços prestados no país subiu 9,4% frente a igual período de 2021. Em 12 meses, a alta acumulada passou de 13% em fevereiro para 13,6% em março, mantendo a trajetória ascendente iniciada em fevereiro de 2021.
Todas as cinco atividades investigadas pela pesquisa cresceram no mês, com destaque para os transportes (2,7%), para os serviços de informação e comunicação (1,7%) e serviços prestados às famílias (2,4%). Das 5 grandes atividades, somente os serviços prestados às famílias não superaram o patamar pré-pandemia.
O setor de serviços é o que possui o maior peso na economia brasileira e tem apresentado uma recuperação desigual, com os serviços prestados às famílias ainda rodando em um nível de atividade abaixo do padrão pré-pandemia.
Já o índice de atividades turísticas avançou 4,5% em março. Mesmo com o aumento, o segmento ainda se encontra 6,5% abaixo do patamar pré-pandemia.g1