Busca:

  Notícia
 
Aumento do volume do São Francisco pode atingir cidades baianas


Curaçá é uma das 3 cidades baianas que devem sofrer com o aumento da vazão do rio

As cidades baianas de Juazeiro, Curaçá e Paulo Afonso estão na lista das 33  localizadas nas margens do Rio São Francisco, nos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, que podem  sofrer problemas com o aumento do volume de água do rio.  Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Franciusco (Chesf) essas localidades devem enfrentar problemas com o aumento da vazão da barragem de Sobradinho, em função das chuvas que caem em Minas e que aumentam o volume de água do rio. 


Segundo um comunicado da companhia, as equipes estão procedendo com a operação de controle do reservatório de Sobradinho (BA) e as comunidades ribeirinhas foram avisadas com antecedência acerca do aumento da vazão e da abertura das comportas. Essa deve ser a maior vazão de água  dos últimos 12 anos. 


As águas estão sendo liberadas para aguardar o grande volume de chuvas que estão caindo no Alto São Francisco este mês e tendo em vista que o período úmido se estende até abril. Além de ter contatado prefeituras e defesas civis municipais, a Chesf vem dando ampla divulgação sobre as vazões programadas, informando que desde o dia 12, vem aumentando a liberação de água dos reservatórios em 500 metros cúbicos por segundo (m³/s) a cada dois dias. No dia 24, as usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (AL) estarão liberando 4.000 m³/s.

Mais Notícias

José Américo no Colunistas: O tarifaço e o tiro em Bolsonaro
Bahia está entre os estados com mais viciados em jogos
Governo deve gastar R$ 3,3 bilhões com ressarcimentos das fraudes no INSS
Paulo Ormindo no Colunistas: Afirmação e misticismo no 2 de julho
Vendas no varejo baiano interrompem crescimento e registram queda em maio
Aumento das alíquotas do IOF gerou recorde de arrecadação para o governo
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: A política e a peleja Lula x Motta
Justiça americana intima ministro Moraes acusado de censura
Deputada destina R$ 1,5 milhão de emenda para construção do MP
Coluna Camaçarico 7 de julho 2025


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL