Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 11 de janeiro 2022


Calibre Camaçari fechou 2021 com 234 assassinatos. Número não é apenas o mais alto dos últimos 4 anos. Também coloca dezembro como mês recordista com 23 assassinatos.


Calibre 2 Ano de 2021 em Camaçari abateu 2020 e 2019 com 36 assassinatos a mais. Diferença para 2018 foi ainda maior: 61 assassinatos. Ainda de acordo com números oficiais da secretaria de segurança pública (SSP-BA), ano que se foi só não superou 2017, com triste recorde de 249 assassinatos. 


Trem atrasado E o Museu de Camassary, com grafia que mais se aproxima do tupy-guarani, e previsão  de inauguração no ano passado, segue oco e sem perspectiva de abrir seu acervo ao público. Com a conclusão das obras físicas da antiga estação de trens, onde vai funcionar o equipamento, aposta agora é quando o alcaide Antonio Elinaldo (DEM) vai cortar a fita.


Trem atrasado 2 Museu vive situação singular de clara falta de planejamento, onde a estrutura fica pronta e não acontece o processo de preenchimento do espaço com peças e outras propostas que ajudem a contar um pouco da história da cidade. Misterioso, não se sabe como será seu formato, muito menos o conteúdo.


Trem atrasado 3 Com a tesoura no bolso, o alcaide também aguarda a conclusão da construção dos novos prédios onde funcionavam o antigo cinema e o casarão sede de quase tudo na história de Camaçari. Depois do equívoco da demolição de importantes marcos da cidade, em meados de 2019, gestão Elinaldo segue sem prazo para conclusão da construção dos novos prédios que devem abrigar outros equipamentos culturais.


Trem atrasado 4 Ano de 2021 também termina com outra composição emperrada na ´maria-fumaça` da secretaria da cultura (Secult). O Teatro Cidade do Saber (TCS) segue sem serventia desde 2019. A falta de um projeto de reforma de um dos 3 maiores da Bahia, não apenas deixa Camaçari sem espaço para eventos. É mais um freio na produção cultural da cidade.


Aposta O Republicanos prepara terreno para uma votação significativa em Camaçari, para a candidata a deputada federal Rogéria Santos. Ex-vereadora de Salvador, ex-secretaria de políticas para mulheres da capital, Rogéria conta com uma significativa rede de apoios no município.


Aposta 2  Além da força da Igreja Universal, com 15 templos e mais de 50 núcleos, que somam mais de 10 mil fiéis, Rogéria Santos tem reforço da base partidária do Republicanos. Expectativa é que a advogada, radialista, e missionária da Universal conte com o apoio dos mais de 30 candidatos a vereador da legenda.


Aposta 3 No pleito de 2020 o Republicanos elegeu os vereadores Val Estilos e Bispo Jair, 2º e 4º mais bem votados entre os 21 eleitos. Consolidado e com uma ampla e organizada estrutura no município, partido foi a 4ª força eleitoral do último pleito, quando somou 13,6 mil votos. Ficou atrás apenas do Democratas (27,4 mil votos e 5 vereadores), Cidadania (20,6 mil apoios e 4 representantes) e PSDB, com 16,4 mil e 3 assentos no Legislativo.


Quorum O sistema de transporte conhecido como ´ligeirinho` é mesmo poderoso e cheio de importantes passageiros. Capitaneado pelo alcaide Antonio Elinaldo (DEM), encontro com representantes do serviço, que a prefeitura chama de “cooperativas de transporte alternativo não regularizado”, reuniu 9 dos 17 vereadores da base governista, na tarde de segunda-feira (10), no auditório da prefeitura. O debate sobre o novo sistema de transporte inclui esses carros de passageiros, que não taxis, vans, motos, muito menos ônibus, como peça  importante no modal que a prefeitura estuda para resolver o buraco na mobilidade urbana que vive Camaçari.


Regador Outro equipamento que nasce com nome próprio, mas sem uma função ampla de educação e reforço do sentimento de pertencimento, é o horto de Camaçari. Inaugurado no final de setembro e recentemente festejado pelas mais de 30 mil visitas, só em dezembro, equipamento segue com carência de uma programação intensa e constante de cursos, oficinas e outras atividades lúdicas que reforcem a necessidade da ampliação da cultura de preservação ambiental.


Regador 2 A sombra, a grama e a tranquilidade do espaço, ideais para mostrar aos jovens, em especial, a importância do verde e sua transversalidade na vida, tem virado espaço multiuso com encontros de técnicos da secretaria de saúde e de mulheres empreendedoras. 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


11/1/2021 Fechamento às 16h22


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Saúde estadual registra 69 novos casos de Covid em Camaçari
Camaçarico 19 de janeiro 2022
Servidores da Receita, PF e Banco Central puxam a lista dos maiores salários
Aumento do volume do São Francisco pode atingir cidades baianas
Camaçari registra 25 novos casos de Covid-19 em 24 horas
Bahia registra 100 óbitos pela gripe Influenza em 79 dias
Camaçari não registra nenhum novo caso de Covid-19 em 24 horas
Pandemia aumenta pobreza e deixa bilionários ainda mais ricos
Maioria defende a vacinação de crianças contra a Covid-19
Camaçari registra 18 novos casos de Covid-19 em 24 horas


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2022 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL