Busca:

  Notícia
 
Bahia está entre os estados com menor índice de esclarecimento de assassinatos

Levantamento inédito realizado pelo Instituto Sou da Paz  mostra que mais da metade dos homicídios no Brasil ficam sem resposta. O percentual de esclarecimento de  mortes até avançou nos últimos anos, chegando a 44% na pesquisa mais recente. A Bahia aparece  na lista dos  estados com baixa eficácia na  elucidação desses crimes, ao lado do  Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí e Paraná. 


Ainda de acordo com o estudo apenas  4 Estados são classificados como tendo alta eficácia na investigação e responsabilização de assassinatos. O líder é Mato Grosso do Sul (89%), seguido por Santa Catarina, com 83%, Distrito Federal, 81%, e Rondônia, 74% de resolução.  Outros 8 Estados são classificados como tendo média eficácia (entre 66% e 33% de esclarecimento), enquanto outros 5 estão abaixo de 33%, o que os coloca em posição de baixa eficácia. 


A pesquisa leva em consideração assassinatos cometidos em 2018 (ano em que foram registrados mais de 48 mil homicídios dolosos) que tenham sido resolvidos com apresentação de denúncia no mesmo ano ou até o fim de 2019. 


O indicador nacional que aponta 44% de resolução de casos deixa o Brasil abaixo da média mundial, que é de 63%, segundo dados reunidos em 72 países. A porcentagem brasileira, no entanto, é compatível com a média de 18 países das Américas (região do mundo onde menos se esclarece assassinatos), que é de 43%. Na Europa, o indicador é de 92%. 


O Brasil registrou no ano passado 43.892 mortes violentas. Número é maior que em 2019, com 2.162 mortes a menos. Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Estadão

Mais Notícias

Aumento das alíquotas do IOF gerou recorde de arrecadação para o governo
Luiz Carlos Azedo no Colunistas: A política e a peleja Lula x Mota
Justiça americana intima ministro Moraes acusado de censura
Deputada destina R$ 1,5 milhão de emenda para construção do MP
Coluna Camaçarico 7 de julho 2025
Angélica Ferraz no Colunistas: Os governos e o descuido ambiental
Pequenos mercados de bairro garantem fatia de mercado com novo consumo
Vencedor do mundial da Fifa vai receber R$ 221 milhões
Camaçari aplica vacina contra a Covid-19 em 30 postos de saúde
Adelmo Borges no Colunistas: Sem padres, freiras e santos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL