Busca:

  Notícia
 
OAB discute medidas judiciais contra condomínio de Busca Vida


Obra de contenção tem o aval da prefeitura de Camaçari

Os riscos ambientais provocados pelas obras de contenção na praia de Busca Vida, orla de Camaçari, e  a dificuldade criada pelo condomínio Porto Busca Vida Resort em permitir o acesso de pessoas à praia, numa tentativa de privatizar o espaço público, podem ser questionadas na Justiça pela Ordem dos Advogados do Brasil OAB-Camaçari. 


De acordo com nota pública divulgada na manhã desta quinta-feira (22), a entidade discute a adoção de medidas judiciais para  assegurar o direto da população de acessar a referida praia, além dos riscos da obra ameaçar região identificada como um dos pontos de  desova e reprodução de tartarugas marinhas na costa brasileira. Documento, publicado na íntregra abaixo, diz que a entidade está se cercando de "todos os instrumentos legais, documentos, análises técnicas, vistorias e laudos, juntamente com órgãos, profissionais da área e entidades representativas, com vistas à análise e providências cabíveis". 


Ainda segundo a nota da OAB-Camaçari, a praia é um "bem público de uso comum do povo (lei federal nº 7.661/1988)". Documento também fala em "possíveis efeitos nefastos da instalação das barreiras de contenção em relação ao ciclo reprodutivo das tartarugas marinhas".


A manifestação da Comissão de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Direito Urbanístico da OAB-Subseção Camaçari acontece após a repercussão nas redes sociais do incidente envolvendo seguranças do  condomínio, que na quinta-feira (15) impediram ambientalistas e os vereadores Tagner Cerqueira (PT) e Vavau (PSB),  de Camaçari, de acessarem a praia para fiscalizar denúncias sobre obras e restrições de acesso ao espaço público por moradores da região, pescadores e entidades de defesa do meio ambiente. 


 


NOTA PÚBLICA 


A Comissão de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Direito Urbanístico da OAB-Subseção Camaçari, tem por finalidade a defesa do meio ambiente, da ordem urbanística e o sustentável desenvolvimento urbano, sempre atendendo a preservação da ordem democrática e defendendo a Constituição Federal e a legislação infraconstitucional em face dos assuntos relativos à proteção do meio ambiente natural, artificial e cultural, executando as ações cabíveis junto à sociedade, à Magistratura, ao Ministério Público e aos Órgãos Públicos de comando e controle. 


A Comissão revela preocupação com o conteúdo das imagens disponibilizadas nas redes sociais em que cidadãos teriam sido impedidos por particulares de acessar a praia, bem público de uso comum do povo (lei federal nº 7.661/1988). Igual preocupação repousa sobre a repercussão dos possíveis efeitos nefastos da instalação das barreiras de contenção em relação ao ciclo reprodutivo das tartarugas marinhas, e ainda, com a possibilidade de as mesmas barreiras impedirem a livre circulação dos pedestres na praia, o que seria inaceitável. 


Buscamos preservar o diálogo com os três poderes, a fim de encontrar a melhor solução para os interesses defendidos. No entanto, não obtendo êxito, vêm a público expor que diante dos fatos ocorridos e das manifestações públicas em torno das obras de construção de barreiras encravadas na PRAIA DE BUSCA VIDA, estamos nos munindo de todos os instrumentos legais, documentos, análises técnicas, vistorias e laudos, juntamente com órgãos, profissionais da área e entidades representativas, com vistas à análise e providências cabíveis no que tange à preservação do meio ambiente, garantia do bem público de uso comum e respeito a função primordial de membros do poder legislativo municipal como representantes dos interesses da população perante o Poder Público. 


Dra. Suzana Morena Torres


OAB/BA 25924


Presidente Comissão de Meio Ambiente,


Mobilidade Urbana e Direito Urbanístico


Membros da Comissão:


Dr. Hamilton G. da Silva Junior


Dr. Iago Moreira


Dr. Juan Sterfan P. Campos


Dr. Rogério Araújo Costa

Mais Notícias

MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL