O número de motociclistas mortos em aciodente de trânsito na Bahia cresceu entre 2010 e 2019, enquanto que as estatísticas envolvendo pedestres, ciclistas e ocupante de veículo reduziram. De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS), a taxa de mortalidade por lesões de trânsito total entre motociclistas o número era de 3,7 e passou para 5,0 por 100 mil habitantes. Já no total esse número caiu de 18,4 por 100 mil habitantes em 2010 e para 15,0 em 2019. Entre os ciclistas permaneceu nos mesmos 0,3; entre pedestres o indicador passou de 3,8 para 2,0; e ocupantes de veículo de 6,3 para 4,5.
De modo geral, o Ministério da Saúde classificou que a tendência da taxa de mortalidade no trânsito total na Bahia decrescente. Apenas quatro estados do país tiveram situação considerada estacionária.
O documento também destaca que a mortalidade por lesões de trânsito no país chegou a 20,5/100 mil habitantes em 2019. Apesar da redução nos últimos anos, o país ainda apresentou uma das maiores taxas por esta causa na região das Américas. O boletim destaca que as lesões de trânsito causaram 1,35 milhão de mortes no mundo em 2016, sendo a principal causa de morte entre crianças e jovens de cinco a 29 anos.
Entre os países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que possuem população e economia semelhantes, os maiores índices foram na África do Sul (34,6/100 mil hab.), seguida pelo Brasil (20,5/100 mil hab.), em 2019.