Busca:

  Notícia
 
Fechamento da Ford faz produção industrial baiana despencar

A saída da Ford, que possuia uma unidade de produção de veículos em Camaçari,   causou um grande impacto na produção idustrial baiana nos promeiro trimestre (janeiro/março) deste ano. A Bahia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou o maior recuo no setor de todo o país. Montadora, que teve sua proidução encerrada em janeiro deste ano, funcionou por 20 anos no estado.


A avaliação sobre o impacto da montadora é do gerente de estudos técnicos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Kawabe. “O fator determinante foi, sem dúvida, a Ford. Era o quinto maior setor da indústria baiana e desapareceu. Então, quando você zera a produção de um setor tão expressivo, não tem como o impacto não se refletir no agregado da indústria”, analisou.


O setor automotivo no estado apresentou, no comparativo entre os meses de março de 2020 e 2021, um índice de queda de -96,4%. Para Kawabe, o setor vai zerar na Bahia. "Infelizmente, a gente vai ter que repetir essa explicação de que a indústria baiana está com médias abaixo da média brasil”, disse, destacando a média brasileira, que, mesmo com recuo de 2,4%, está acima da baiana que, nos últimos 12 meses, retrocedeu 17,9%.


“A operação da Ford era praticamente na Bahia. Sem falar que a indústria em São Paulo era mais diversificada. Nós perdemos uma operação que era a maior, e numa matriz industrial que é menor, com menos setores que a de São Paulo e fora do país”, opinou.


O representante da FIeb também destacou a queda apresentada no setor de produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-36,6%). “É um setor que já tem dificuldades conhecidas de produção lá em Ilhéus, e o momento atual, que a gente percebe, no movimento do câmbio, o dólar subiu muito, e encarece a produção destes produtos. A alta nos preços obviamente afugenta o consumidor que está com a renda restrita com esse ambiente”, pontuou. Bahia Noticias

Mais Notícias

Colunistas Diego Copque
MP terá poder para abrir e conduzir investigações criminais
Estátua de Daniel Alves será retirada de praça de Juazeiro
Coronel critica Lula por suspender desoneração com ação no STF
Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL