Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 4 de maio 2021


Caminhada O educador Sócrates Magno é candidato a deputado federal nas eleições de 2022. Em conversa com o editor da Coluna, Sócrates que disputou a prefeitura de Camaçari pelo PSOL, disse que sua postulação não é escada para uma nova disputa em 2024. Garante que é um projeto definido pela direção nacional do partido, hoje com 10 assentos no Congresso Nacional, e nenhum representante do Nordeste.


Caminhada 2 É preciso fortalecer a presença do partido no Nordeste, onde a Bahia tem um simbolismo especial e exibe um quadro de desigualdade e de condução política que precisa ser mudada em favor da população. Sócrates, que somou pouco mais de mil votos e ficou em 4º lugar na disputa, vencida pelo alcaide reeleito, Antonio Elinaldo (Democratas), garante que chegou a vez do PSOL.


Caminhada 3 Aposta que sua candidatura vai ganhar as ruas de Camaçari, em contraposição aos projetos clientelistas e desconectados com a realidade da população do atual grupo político, e do antigo detentor do poder, o PT, que tenta voltar ao comando da cidade, mesmo mantendo uma construção política equivocada e distante dos princípios de um partido de esquerda.


Caminhada 4 Nessa caminhada para mudar esse quadro, Sócrates assegura que conta com o apoio de figuras como a deputada Luiza Erundina, ex-prefeita da capital paulista, o deputado Marcelo Freixo (RJ), e de Guilherme Boulos, candidato a presidente nas eleições de 2018.


Resgate O livro “Do Joanes ao Jacuípe, uma história de muitas querelas, tensões e disputas locais", do professor, historiador e pesquisador Diego Copque, começa a influenciar de forma direta e positiva no reconhecimento de seus importantes filhos e sua contribuição histórica, totalmente ignorada e desconhecida até antes da publicação.


Resgate 2 A Câmara de Vereadores de Camaçari prepara projeto de resolução instituindo duas honrarias. Por sugestão do historiador, feita ao presidente da Casa, Junior Borges (Democratas), serão criadas a Comenda Pedro Reis e a Medalha Ambrósio Pires.


Resgate 3 O caboclo Pedro Reis foi o primeiro vereador descendente de índio eleito, em 1758, para a primeira Câmara criada com a elevação do antigo aldeamento a condição de Vila de Abrantes. Já a medalha Ambrósio Pires, para homenagear figuras que se destacaram na cultura e na educação no município, resgata a importante contribuição do primeiro ator índio do Brasil.


Tabuada  A velha fórmula dos ´100 dias de governo` segue em uso, até por quem nem deveria fazer essa conta. Com a reeleição do alcaide Antonio Elinaldo (Democratas), e a manutenção de boa parte dos titulares das secretarias, não existem motivos para exibir avanços nesse período, como se a gestão estivesse começando em janeiro. O número real é 1.560 dias. A conta é simples. Basta multiplicar os dias do ano, pelos 4 anos (2017/2020) do primeiro mandato, 365 X 4 = 1.460 + os 100 dias desse segundo governo.


B. O. O mês de abril registrou queda no número de assassinatos em Camaçari. De acordo com a   secretaria de segurança pública do estado (SSP-BA) foram contados 22 homicídios. É o menor registro na comparação com 2020, com 31 mortes violentas, e empatado com 2019, também com 22.


B. O. 2 No balanço dos primeiros 4 meses do ano, 2020 conta 91 assassinatos, 29 a mais que nesse ano (62 assassinatos), e 27 a mais na comparação com 2019 (64 mortes). Já na conta total, foram 198 assassinatos em 2020, e o mesmo número em 2019.    


Harmonia Camaçari perde para a Covid-19 mais um filho ilustre. Dessa vez foi Evandro Amaro, fundador e comandante da Fanesc, a Fanfarra Estudantil de Camaçari. Foi com Evandro, 51 anos, que a Fanesc deu um salto e avançou para o time das melhores fanfarras do Brasil, com um título nacional e 5 estaduais.


Harmonia 2 Inovador, Evandro foi o grande responsável pela consolidação do segmento bandas e fanfarras em Camaçari, com a movimentação que resultou na criação de outros dois conjuntos musicais: a Fanesva (Banda Marcial de Vila de Abrantes), e a Fanesp (Associação Cultural Banda Marcial Estudantil de Parafuso). Esse ex-bamuqueiro e fanesqueiro de coração vai fazer falta.


Desarmonia Mesmo festejado pelo poder, com direito a registro ´post mortem` no site da prefeitura, festejando sua importâcia para a cultura da música de Camaçari, Evandro enfrentava dificuldades de saúde e financeiras. Exonerado do cargo que possuia na gestão municipal, agaurdava a nova nomeação que nunca veio. 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com - Editor


 4/5/2021  Atualização ás 13h48


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


Instagram https://www.instagram.com/joaoleitefilho01/?hl=pt-br


You Tube https://www.youtube.com/channel/UCVFnWrjZpNsVJCbD6_D5ekg?view_as=subscriber

Mais Notícias

Colunistas Adelmo Borges
Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL