Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 17 de fevereiro 2020


Sintonia  Depois de muita conversa e acordos de arrumação, o alcaide de Camaçari e candidato a reeleição, Antonio Elinaldo (DEM), entra na fase final do desenho da sua base de partidos para a disputa das eleições de 4 de outubro. Com a inclusão do Cidadania, como antecipou no domingo (16) o Camaçari Agora (Confira), time ganha o 4º partido, ao lado do DEM, PSDB e PRB. Mas, esse número tende a aumentar com a entrada de mais uma legenda, que pode ser o PSL, ou o PSC.


Sintonia 2  Assim como o PR, depois rebatizado de PL, o PV é outra legenda que não exibe o grau de confiança necessário para se manter na base e assegurar a filiação de importantes lideranças municipais sob a orientação do alcaide Elinaldo. De acordo com fontes da Coluna, essas novas lideranças, ainda sem mandato, tendem a trocar o PV pelo PSL ou PSC. Nesse time está Jamesson da Silva, um dos defensores da formação de um partido com apenas candidatos sem mandato. A leitura de Jamesson é simples: com a nova legislação que impede coligação de partidos, como ocorreu até as eleieções passadas, cada legenda precisará ter um time forte para eleger vereador. Hoje o coeficiente eleitoral para puxar o 1º nome é estimado em 6,5 mil votos.


Sintonia 3  Um dos ex-cabeças da Juventude do DEM em Camaçari (JDEM),  estrutura de grande  importância na eleição de Elinaldo em 2016, e com intenso trabalho no segmento mais jovem, Jamesson vai precisar compor o partido com outras lideranças. Os também novos Herbinho Herbert e Ivandel Pires, além de outros nomes que exibiram boa votação no pleito passado, estão nessa lista.


Sintonia  4  Mas, existe a possibilidade de parte dessas lideranças jovens serem alojadas numa das legendas do chamado time principal, formado pelo quarteto DEM, PSDB, PRB e Cidadania. Gente acostumada com a matemática eleitoral  acredita que fora de uma legenda alternativa, sem caciques e formada apenas por novas lideranças sem mandato, as chances dessa ala jovem seriam mínimas e serviriam apenas como engorda no coeficiente eleitoral. Segundo apurou o Camaçarico, configuração deve ser fechada nos próximos dias.


Sintonia 5  Já definido está o Cidadania (23), com os  atuais vereadores Adauto Santos, sem partido e ex-PSD; Antonio Falcão e Jamelão, que deixam o DEM; e Zé do Pão, inviável no PTB pelo qual se elegeu em 2016.  A suplente e no exercício do mandato, Doutora Cristiane Bacelar,  troca o Republicanos, partido que está filiada desde o ano passado, pelo Cidadania.


Sintonia 6 Como antecipou o Camaçarico (Confira), o PSDB marcha com os eleitos pelo PR/PL e atualmente exercendo cargos de secretário, Elias Natan, na pasta da saúde; e Gilvan Souza, titular do turismo. O vereador Pastor Neilton, hoje no PSB, também engorda o ninho tucano. 


Sintonia 7 A novidade é a entrada de Dilson Magalhães, que deixa o Patriotas e ganha plumagem tucana. O suplente do mesmo PR/PL e também no exercício do mandato, Niltinho Maturino, também vai para o PSDB. 


Sintonia 8  No Democratas seguem o presidente do Legislativo, Jorge Curvelo, o atual secretário de habitação e vereador licenciado até o final de março, Júnior Borges. Os vereadores Flávio Matos e Vaninho da Rádio também ficam na legenda. Fecha o time de lideranças com grande potencial os suplentes e atualmente no exercício do mandato, Fafá de Senhorinho e Rui Magno.


Sintonia 9  O Republicanos (PRB) segue sem novidades. Puxada pelo Bispo Jair, legenda terá o vereador Val Estilos, atual PPS. Dedel, suplente de vereador pelo PSDB e atualmente no exercício do mandato até o final de março, desistiu do Cidadania e vai se abrigar no Republicanos.


Sintonia 10 Confirmada essa arrumação, as 5 legendas da base governista terão 160 candidatos, 32 por partido, como manda a lei que define esse total pela soma das cadeiras no Legislativo (21) mais 50% (11).


Sintonia 11  Fontes da Coluna estimam que a base governista aposta na manutenção do número de vereadores de 2016, quando assegurou 16 das 21 cadeiras. Conta dos 4 partidos mostra que a disputa não será fácil. São 19 postulantes entre candidatos à reeleição e suplentes. Somados às lideranças sem mandato que sempre tomam parte das cadeiras, eleição de 4 de outubro promete.   


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


17/ 2/2020

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL