Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 8 de março 2019


Aquecimento   Mesmo fora da disputa, o 3 vezes prefeito de Camaçari e ex-deputado federal Luiz Caetano não vai abrir mão do comando da campanha sucessória do próximo ano. O petista, agora sem ocupação formal, vai dedicar seu tempo quase que integral na condução, montagem e definição de estratégia que garanta a seu grupo a volta ao poder a partir de 2021. 


Aquecimento 2  Profissional da política e acostumado com cada pedaço de chão de Camaçari, Caetano prepara projeto ousado. Segundo apurou a Coluna, o petista quer montar uma célula em cada bairro, se possível em cada rua ou comunidade. Meta é se apresentar como o treinador e cartola responsável pela definição do nome que o povo irá confirmar na urna para desbancar o projeto que boa parte dos elinaldistas acredita ser imbatível, quase uma vitória por ‘W.O.’, depois da inegibilidade de Caetano.


Aquecimento 3 Com essas espécies de casas-comitês, Caetano vai fazer o que mais sabe.  Além da presença próxima do eleitor, onde poderá contar sem pressa e do seu jeito encantador, sua história no município e sua versão de vítima da Justiça injusta que retirou seu mandato dado pelo povo, o petista aposta na arregimentação de novos e no resgate dos outrora simpatizantes do seu projeto de poder. 


Grife  A advogada e esposa do ex-prefeito e ex-deputado Luiz Caetano (PT), Ivoneide Souza Caetano, prepara voo mais longo. Seu nome começa a aparecer nas listas de pré-candidatas à Câmara de Vereadores de Camaçari. Com o marido e cabo eleitoral mor da oposição fora da cédula por condenação pela Lei da Ficha Limpa, a doutora e principal herdeira dos votos do petista já não esconde o gosto mais sofisticado.  Cada dia mais empoderada, segundo fontes do Camaçarico, mira a cadeira que já foi do marido e hoje é ocupada pelo adversário do grupo político que integra, o demista Antonio Elinaldo. 


Grife 2 Tanto na disputa por uma das 21 cadeiras no Legislativo, como na cobiçada poltrona do Paço Municipal, a doutora Ivoneide não vai encontrar caminho livre e cheio de flores dentro do PT dos vereadores Dentinho do Sindicato, Jackson Josué, José Marcelino e Téo Ribeiro. Jackson, o 2º na ordem alfabética da bancada, tem registrado empoderamento crescente com sua votação para deputado estadual. Diferente dos companheiros de bancada, o petista tem buscado assumir o lugar de líder da oposição, caminho trilhado  pelo hoje  alcaide Elinaldo nos 2 mandatos de vereador. 


Grife 3 Outro que não abre mão do sonho de comandar sua cidade natal e avançar na história familiar ao ir além do mandato de vereador do seu pai é Téo Ribeiro. Dono de 5 mandatos consecutivos, Téo se mostra mais discreto, mas não menos focado. Nesse feudo, os vereadores Marcelino e Dentinho são os que aparecem com menos chances.  


Grife 4 O PCdoB, aliado histórico e dono de uma das 5 cadeiras da bancada oposicionista também quer mais espaço. Além do projeto de reeleição de Binho do 2 de Julho, partido investe alto num quadro histórico, o presidente do sindicato dos metalúrgicos, Júlio Bonfim.  


Grife 5 Com presença diária na mídia paga pelos cofres da entidade que dirige, o comunista pode ser o nome do ‘B’ para a cabeça de uma outra chapa no campo oposicionista. Ou o candidato ‘preferencial’ para a Câmara de Vereadores. Mas, definição não passa apenas pelo PT de Caetano e aliados. Sucesso do dirigente sindical nessa nova empreitada depende muito de qual linha de montagem a Ford vai adotar e seus reflexos na base de trabalhadores da montadora, seu principal reduto. 


Subtração Na contramão do movimento sindical brasileiro, desidratado e em processo acelerado de inanição, com o fim da contribuição sindical compulsória, grupo de servidores de Camaçari prepara montagem de uma nova estrutura para defender apenas os trabalhadores da saúde. 


Subtração 2  Confirmada a obtenção da dificílima carta sindical fornecida pelo governo federal, o já desmobilizado e pouco representativo sindicato dos servidores do município (Sindsec) vai enfrentar dias ainda mais difíceis. Dos cerca de 5 mil servidores do município, cerca de 2 mil estão alojados na estrutura da saúde. Além do Sindsec, que não soma 500 associados, num universo de  pouco mais de  mil, município conta com o sindicato dos professores da rede municipal (Sispec) que representa, com ou sem filiação sindical, cerca de 1.600 profissionais das 105 escolas mantidas pela prefeitura. 


Poderosas As cantoras Nadja Meireles e Jaguarana Eulália soltam a voz nessa sexta-feira (8), na praça Montenegro. Festa de abertura do março mulher Camaçari também conta com a presença de outra guerreira, Dona Nildes, comandante do grupo cultural Espermacete. Poesia, dança e apresentação do monólogo com Teka O’ Neill completam a festa marcada para começar às 16h. 


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php 


João Leite Filho  joaoleite01@gmail.com (Editor)


8/3/2019

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL