O presidente Lula da Silva (PT) criticou os empresários brasileiros ao ressaltar que ainda não há um hábito de se investir intensivamente em cultura. Num encontro com artistas e gente da cultura, durante a inauguração de um espaço cultural na zona portuária do Rio de Janeiro, Lula disse que os empresários do país “ainda não conquistaram a inteligência suficiente” para entender a importância desse tipo de investimento.
“Acho que, se o sistema financeiro brasileiro soubesse disso [do retorno em investimento em cultura], eles abaixavam os juros para não receber a dívida e aplicava em cultura, porque voltaria muito rapidamente”, prosseguiu.
Ainda segundo o presidente, o objetivo do seu governo é que cada município tenha ao menos uma biblioteca, com no mínimo 500 livros, em todos os conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.
Lembrou as dificuldades em conseguir financiamento para a produção de “10 grandes filmes” sobre os momentos mais importante da história do Brasil quando o músico Gilberto Gil foi seu ministro da Cultura.