Busca:

  Notícia
 
Bahia é o segundo do Brasil onde mais se mata quilombolas


Mãe Bernadete, do Quilombo de Pitanga dos Palmares, foi assassinada em agosto

A região Nordeste é a campeã em assassinatos de quilombolas entre 2018 e 2022. de acordo com o estudo  “Racismo e Violência Contra Quilombos no Brasil”, dos 32 assassinatos de quilombolas ocorridos nos últimos 4 anos em 11 estados, 21 foram ocorreram no Nordeste, totalizando 65,6% das ocorrências. O estudo miostra que os homens são maioria, com 23 casos registros, contra  9 de mulheres assassinadas. 


No geral nacional,  a Bahia aparece em segudo lugar, ao lado do Pará e Pernabuco, todos com 4 registros no período. Por estado, o Maranhão lidera com 9 casos, seguido da Bahia, que  empara com Pernambnuco, cada um com quatro casos. Em seguida aparece Alagoas (3) e Rio Grande do Norte  com 1 registro.


Na Bahia  o caso de grande repercussão foi o assassinato, em agosto deste ano, de Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, do Quilombo de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitna de Salvador (RMS). 


De acordo com o estudo, elaborado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) em parceria com a Terra de Direitos, divulgado sexta-feira (17), as principais causas desses ataques foram conflitos fundiários - representando 70% dos casos - e violência de gênero. 


A pesquisa também mostra que em 10 das 26 comunidades em que foram registrados assassinatos não há processos abertos no Instituto Nacional de Reforma e Colonização Agrária (Incra), autarquia responsável pela regularização fundiária dos territórios quilombolas.

Mais Notícias

Alderico Sena no Colunistas: Reforma política e moralização
Bets estimam movimento anual de R$ 240 bilhões com apostas
Restrições no cartão de crédito e no pix apertam o cerco aos jogos nas bets
Adelmo Borges no Colunistas: As labaredas e a disputa em Camaçari
Governo divulga a lista das 182 bets autorizadas a funcionar no Brasil
Coluna Camaçarico 1º de outubro 2024
Musk, Bezos, Arnault e Zuckerberg somam fortuna de US$ 890 bi
Brasil tem aumento de temperatura e mais dias sem chuvas na última década
Bancada das bets tem 1 senador e 3 deputado federais da Bahia
José Carlos Teixeira no Colunistas: Marreta e marco arquitetônico


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL