Coluna Camaçarico 4 de setembro 2023
Desconectado O tradicional desfile do 7 de Setembro na Gleba E não terá apenas menos brilho por conta da greve dos professores da rede municipal. Festejo também somará menos alunos, espaço e beleza com o corredor de tapumes da obra de requalificação do principal espaço de lazer do bairro.
Desconectado 2 Obra na praça da Gleba E, orçada em R$ 4,6 milhões, é mais um exemplo do descasamento do planejamento da secretaria de infraestrutura (Seinfra) com a história de uma comunidade. Serviços iniciados no mês passado têm previsão de conclusão em 10 meses, portanto meados de 2024.
Desconectado 3 Até lá, a gestão do alcaide Elinaldo (União), que ignora a história do bairro e a relação da população da região com a praça e o desfile do 7 de Setembro, vai colecionar mais queixas que festejos políticos com a inauguração do espaço só no próximo ano, portanto na boca das eleições de 6 de outubro.
Desconectado 4 Descuido, onde planejamento e componentes históricos não são fatores fundamentais numa intervenção pública, virou marca da gestão. Foi assim com a praça da Matriz de Vila de Abrantes, construída e inaugurada sem levar em consideração aspectos históricos do primeiro aldeamento da região, no século 16. As obras no centro antigo é outro exemplo de intervenção com demolições criminosas e sem data de conclusão e compromisso com a história.
Castigo Os professores da rede municipal vão desfilar no 7 de Setembro da Gleba E. Apresentação não será do jeito que a categoria está acostumada, ao lado dos seus alunos. Em greve há 23 dias, cobram abertura das negociações com a prefeitura e protestam contra corte salarial dentro do próprio mês. Medida inédita vai deixar a maioria dos professores sem boa parte do salário que será pago até a próxima sexta-feira (8).
Troca-troca O deslocamento da técnica Bela Batista da sub-secretaria da Mulher (Semu) para o mesmo cargo na pasta da Habitação (Sehab) é mais um movimento eleitoral e sem compromisso com as políticas públicas, patrocinado pela gestão do alcaide Antonio Elinaldo.
Troca-troca 2 A permanência de Bela, administradora e pós-graduada em direito das mulheres, na sub da pasta comandada pela vereadora licenciada Fafá de Senhorinho (União), parecia ameaçar os planos de manter a pasta sob seu controle. Afinal, quem melhor que a sub para substituir Fafá, que volta para o Legislativo em janeiro e tenta a reeleição em outubro do próximo ano. O problema é que essa sub foi candidata a vereadora em 2016, somou quase 500 votos, mas não repetiu a tentativa em 2020.
Troca-troca 3 Movimento, que deixa a Semu sem sub, é mais um equívoco da gestão. Quando iniciou o primeiro mandato, em 2017, Elinaldo acabou com a secretaria da mulher. A coordenação dos programas ficou com Bela Batista, na pasta do desenvolvimento social (Sedes). Com a recriação da Semu, em 2022, luva para Fafá de Senhorinho, que assim deixaria o Legislativo e abriria vaga para o suplente Vaninho da Rádio (União), a experiente Bela assume a sub com a missão de tocar a pasta.
Troca-troca 4 Perderam a Semu e o debate qualificado sobre as políticas públicas para as mulheres no município. Bom para a titular da Sehab, Vivian Angelin, que se fortalece com um quadro técnico na sua estrutura. Antes dessa dança de cadeiras, o posto de sub da Sehab já estava vago com a ida do ex-vereador petista Otaviano Maia, agora no PSDB, para uma assessoria especial do alcaide.
Sintonia Oswaldinho Marcolino segue no governo municipal de Camaçari e desconhece que esteja na alça de mira para ser demitido. Em contato com a Coluna, nesta segunda-feira (4), Oswaldinho, que tem função de assessor na Ouvidoria e apresenta um programa noturno na rádio Sauípe FM 102.9, negou qualquer desentendimento ou incompatibilidade com a gestão do alcaide Antonio Elinaldo.
Sintonia 2 Ligado ao grupo do ex-vereador e atual ouvidor do município, Zé do Pão (Cidadania), Oswaldinho garante que sua condição de filiado ao MDB há 18 anos, partido da base do governador, não interfere na sua relação e o seu apoio ao governo e ao candidato do time azul nas eleições de 2024.
Sintonia 3 Amigo e correligionário de partido do vice-governador Geraldo Junior, Oswaldinho, que é evangélico, virou notícia nos últimos dias nas redes sociais depois de postar fotos suas e de seus familiares com o governador Jerônimo (PT), durante o Canta Bahia Camaçari, festival gospel realizado nos dias 25 e 26 de agosto.
Só alegria Setembro terá dois feriadões para os servidores (Prefeitura e Legislativo) de Camaçari. O primeiro começa na quinta-feira, 7 de Setembro, com ponto facultativo na sexta-feira (8), e o do dia 29, outra sexta-feira, um dia depois dos festejos de emancipação política do município que completa 265 anos no dia 28.
João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor
4/09/2023 Fechamento: 17h31
Todas as Colunas
Instagram Joao leite
You Tube joao leite