Camaçarico 10 de outubro 2022
Deficientes Já passou da cota da incompetência e entra no desrespeito o descompromisso da secretaria de infraestrutura (Seinfra) com as pessoas portadoras de necessidades especiais que moram ou transitam em Camaçari. O mais novo exemplo são as rampas de travessia sobre a linha férrea (avenida Eixo Urbano), que corta a área central da sede do município.
Deficientes 2 “Recuperadas” com a inauguração no Museu de Camassary, equipamentos seguem longe do exigido pela Lei Federal. A gestão da Seinfra parece não saber que esses acessos construídos dentro das normas de segurança são indispensáveis para cadeirantes, idosos, outras pessoas com dificuldade de locomoção, mães com carrinhos de crianças e uma série de outras situações que tornam as escadas inapropriadas.
Deficientes 3 Diferente das rampas de acesso ao museu, que seguiram as normas da associação brasileira de normas técnicas (ABNT), a Seinfra preferiu improvisar e montar uma quase armadilha. Além de não possuírem a inclinação suave, como manda a Lei, a prefeitura construiu as tais rampas só de um lado da avenida Eixo Urbano.
Deficientes 4 Provavelmente, imaginando que ninguém atravessa para o outro lado da cidade, que tem como principal limite a praça Desembargador Montenegro, a igreja Matriz do padroeiro São Thomaz de Cantuária, a feira, e praticamente todo o comércio da região, a doutora Joselene Cardim e sua briosa equipe de planejadores, sequer construiu uma ladeirinha igual à instalada do outro lado da avenida.
Deficientes 5 A visão distorcida sobre acessibilidade se amplia com a omissão da secretaria de desenvolvimento urbano (Sedur). Pasta comandada pela doutora Andrea Montenegro, que deveria fiscalizar, é outra que reforça a miopia da gestão. Em recente distribuição de equipamentos a portadores de necessidades especiais, o alcaide Elinaldo (União Brasil) festejou a entrega de mais de 400 cadeiras de rodas nos últimos 5 anos.
Deficientes 6 Nessa ladeirinha do descaso, outro que tem lugar assegurado é o atual presidente do Legislativo de Camaçari. Com gestão (2021/2022) encerrando em dezembro, o vereador Junior Borges (União Brasil), que até andou intermediando conversa com o alcaide Elinaldo sobre melhoria e acessibilidade na cidade, também não cumpriu a Lei. Não instalou o elevador especial para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção acessarem os gabinetes dos vereadores e demais estruturas do Legislativo, localizados no primeiro andar da Câmara.
Deficientes 7 Nessa rampa de responsabilidade, o Ministério Público (MP), que parece não circular pela cidade, também integra essa lista de escorregões.
Dúvidas Segue suspenso o concurso público para preenchimento de 50 vagas no Legislativo de Camaçari. Seleção, que teria as provas realizadas no próximo dia 23, foi considerada irregular pela Justiça de Camaçari, como mostrou o Camaçari Agora (Confira). A Câmara recorreu ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), e mais uma vez teve seu pleito negado pelo desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva. Segundo apurou a Coluna, a Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Junior Borges, patrocinadora do concurso, já contratou novo advogado e deve recorrer da decisão do juiz relator do TJ-BA, datada de 4 de outubro.
Receituário A previsão de inauguração do Hospital Dia de Camaçari, no final de 2023, segue preocupando a secretaria de saúde (Sesau). Segundo apurou a Coluna, dúvida é o cumprimento do cronograma pela secretaria de infraestrutura.
Receituário 2 Conhecida por derrubar qualquer previsão, políticos governistas não esquecem as obras de melhorias da avenida Jorge Amado, exemplo de buraco eleitoral patrocinado pela Seinfra nas eleições de 2018.
Receituário 3 Novo equipamento, que vai funcionar no antigo SAC, região central da sede, é vitrine para a campanha do pré-candidato a prefeito, o vereador licenciado e atual secretário de saúde, doutor Elias Natan (PSDB).
Calibre Camaçari registrou em setembro um aumento no número de assassinatos em relação a agosto. Segundo a secretaria de segurança pública (SSP-BA), foram 14 assassinatos em setembro contra 10 em agosto informados pela estatística oficial. Nos 9 meses de 2022 o município soma 139 mortes violentas.
Calbre 2 Na comparação com setembro do ano passado, registros do mesmo mês deste ano são menores com placar 18 a 14. No entanto, os 14 registros oficiais de setembro deste ano superam o mesmo mês nos anos de 2020, 2019 e 2018. Setembro deste ano também é superado pelo mesmo mês de 2017 quando bateu o recorde de 23 assassinatos em 30 dias.
Calibre 3 Na comparação com os 6 últimos anos, soma janeiro/setembro 2022 também foi menor que mesmo período de 2021 (171), 2020 (169), 2019 (143), e 2017 (186). Supera apenas 2018 que contou 135 assassinatos.
João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor
10/10/2022 Fechamento: 12h51
Todas as Colunas
Instagram Joao leite
You Tube joao leite