Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 22 de fevereiro 2022


Oxigênios O programa Reflora Camaçari, que parecia ser um pasto verde e capaz de ajudar na caminhada do projeto político do alcaide Antonio Elinaldo (DEM) e seu grupo, está se transformando numa trilha de espinhos.


Oxigênios 2 Criado no começo do ano passado pela titular da pasta do desenvolvimento urbano e meio ambiente de Camaçari (Sedur), a doutora Andrea Montenegro, o programa de resgate e requalificação de espaços ecológicos segue enfrentando reveses.


Oxigênios 3 Com sua legalidade questionada, através de representação apresentada ao Ministério Público de Camaçari, como mostrou o Camaçarico (Confira), o Reflora enfrenta outro cipoal. Segundo apurou a Coluna, terreno onde as obras de requalificação da antiga Fonte do Buraquinho, em Vila de Abrantes, inaugurado em novembro do ano passado e rebatizado pela Sedur como Parque Cultural e Ambiental Fonte do Buraquinho, pertence a familiares do atual subsecretário da pasta de  desenvolvimento econômico de Camaçari (Sedec), o ex-vereador Cleber Alves.


Oxigênios 4 Muito além da questão da legalidade, a intervenção da prefeitura na Fonte do Buraquinho mexe com a base política do alcaide Elinaldo. De um lado, a doutora Andrea, patrocinadora da ação no espaço. Do outro, os interesses do importante aliado e apoiador do atual governo desde as eleições de 2016, quando Elinaldo venceu seu primeiro mandato de gestor de Camaçari.


Cãibra O alcaide de Camaçari tem mais duas oportunidades, nas aberturas dos trabalhos legislativos de 2023 e 2024, para fazer discursos menores, estruturados e de fácil compreensão. Na manifestação desta terça-feira (22), o demista Antonio Elinaldo se superou. Nas duas horas de fala, o alcaide, que começou improvisado e prosseguiu com uma colcha de retalhos, comprometendo o importante e necessário balanço das suas realizações, entra no seu 5º ano de gestão com vícios que parecem sem remédio.


Cãibra 2 Numa ´fala ioiô`, o alcaide alternou observações políticas com dados sobre a gestão, alimentadas por ´pescas` fornecidas a cada momento por assessores, sobre obras, serviços, ações e números. Resultado: atropelou a lógica, criando um discurso fragmentado e ineficiente, independente do tamanho e da valoração das suas ações.


Cãibra 3 O cansaço causado pelo longo e enfadonho discurso ficou claro com o comportamento da própria plateia. Formada na sua grande maioria por chapas-brancas, claque, que diminuiu com o passar do tempo, passou a pontuar com aplausos cada vez menos intensos a fala do alcaide. 


Nuvens A inclusão do nome do vereador Tagner Cerqueira (PT) na lista dos nomes que podem disputar uma das 63 cadeiras no Legislativo Estadual, em outubro, não está fora do GPS do 3 vezes alcaide de Camaçari e atual secretário de relações institucionais do governo Rui Costa, o petista Luiz Caetano. O chefe, segundo apurou a Coluna, não descarta como seu ´plano B` o vereador em primeiro mandato, mas com intensa presença nas redes sociais e trabalho considerado diferenciado.


Nuvens 2 O jovem político não chega fácil. Encontra nomes tradicionais como Fábio Lima (PP), e do vereador reeleito Dentinho do Sindicato (PT). Para ampliar as dúvidas e insatisfações dentro de sua base, Caetano não mede pela métrica local e busca ampliar as dobradinhas de forma a  fortalecer a candidatura a deputada federal de sua esposa, a advogada Ivoneide Caetano. Como reforço, trouxe e apresentou para a base, via PSB, o deputado e candidato à reeleição Junior Muniz, eleito pelo PHS e ainda filiado ao PP.


Nuvens 3 Já na base do alcaide Antonio Elinaldo (DEM), a indefinição é total sobre o nome local para candidato a deputado estadual. Lista começou com a primeira-dama Ivana Paula, que resistiu até o final do ano passado, quando foi definitivamente afastada. O ex-prefeito Helder Almeida segue em stand-by, aguardando as negociações fora de Camaçari, onde precisa assegurar cerca de 30 a 35 mil votos para somar com os cerca de 15 esperados na cidade, assegurando assim condições de ficar entre os eleitos na chapa do DEM.


Nuvem 4 Os nomes do presidente do Legislativo, vereador Junior Borges, e do colega de plenário Flávio Matos, também do DEM, seguem compondo o cenário. Outro nome, do ex-prefeito e atual vice de Elinaldo, José Tude, está fora. Disse e reafirmou a esse editor, sob o teto da Catedral de São Thomaz, durante a festa de posse do novo bispo, Dom Dirceu, que não é candidato.


Nuvem 5 Caso o plano Helder não avance, o alcaide discute um esquema de varejo, com a apresentação de um grupo de deputados estaduais candidatos à reeleição para somar votos na cidade e  fortalecer a base de sustentação do federal Paulo Azi, esse sim o nome certo e único consenso do grupo.


Nuvens 6 Fora da base de Caetano, mas na mesma órbita política do governador Rui Costa, o ex-vereador Jackson Josué, que trocou o PT pelo Podemos, deve mudar de legenda até março com a janela partidária. PV e Solidariedade são os caminhos possíveis para a sua candidatura a deputado federal.


Caderneta A proposta de fusão dos colégios estaduais José de Freitas Mascarenhas e Cidade de Camaçari segue em banho-maria pela secretaria de educação do estado (SEC). A reunião que a SEC teria semana passada, com professores das duas unidades, foi adiada para amanhã (23), às 14h, no Cidade de Camaçari. Como mostrou a Coluna (Confira), proposta de união das duas unidades, com a criação de um mega colégio, com cerca de 3,5 mil alunos, enfrenta a resistência dos educadores. Qualidade do ensino e questões como violência, um problema que as duas unidades já experimentam, são os principais pontos de discordância. 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


22/2/2021 Fechamento 18h13


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Adelmo Borges no Colunistas: Experiência e sorte em Camaçari
Chico Ribeiro Neto no Colunistas: Meu avô, o relógio e o celular
Maioria das estradas não oferece segurança satisfatória
Pesquisa confirma o forte preconceito racial entre a população brasileira
Operação da PF investiga tentativa de golpe no final e 2022
Apenas 6% dos professores universitários baianos são pretos
Coluna Camaçarico 18 de novembro 2024
Brasil fecha outubro com aumento do número de inadimplentes
Supremo deve manter prisão de Robinho por estupro na Itália
Lula critica Janja por xingar o bilionário Elon Musk


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL