Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 15 de fevereiro 2022


Nota baixa Os professores, alunos e servidores dos colégios estaduais José de Freitas Mascarenhas e Cidade de Camaçari esperam se reunir nesta quinta-feira (17), com representantes da secretaria de educação do estado (SEC). Querem saber sobre o projeto de unificação das duas unidades com a criação de um mega colégio.


Nota baixa 2 Projeto em andamento, mas sem a comunicação e o debate com a comunidade, foi alertado em documento assinado por representantes das duas escolas. Em documento enviado à SEC na semana passada, após a reunião de quarta-feira (9), os professores criticam a reestruturação. Na nota, que a Coluna teve acesso, os professores classificam a ação da SEC como uma  “postura antidemocrática” e  que “ignora a escuta necessária dos docentes, discentes, pais de alunos, funcionários e dos camaçarienses”.


Nota baixa 3 Especialistas ouvidos pelo Camaçarico não apenas condenam o projeto, como consideram a proposta ultrapassada. Questões como violência nas escolas, que seguramente se amplia com esse tipo de estrutura, é um dos principais alertas. União das duas escolas vai gerar uma unidade com cerca de 3,5 mil alunos, 1.500 do Cidade, e aproximadamente 2 mil do Mascarenhas. Professores e pedagogos com experiência em gestão garantem que o caminho para melhorar a qualidade do ensino na rede pública, cada vez mais se nivelando por baixo, passa justamente por escolas menores.


Nota baixa 4 O risco de demissões de professores e servidores, com a consequente perda de qualidade no processo educacional é outra queixa. Dos quase 140 educadores das duas unidades, 1/3, 30 professores, tem contrato pelo regime Reda, o que amplia ainda mais a insegurança.


Nota baixa 5 Mas, as implicações sobre a fusão entre o Mascarenhas e o Cidade de Camaçari, com a criação de uma nova e maior estrutura de ensino, parece não sensibilizar uma parte do poder que deveria estar atenta.  


Nota baixa 6 Longe de querer colar no problema, o atual secretário de relações institucionais (Serin) do governo Rui Costa, o ex-alcaide Luiz Caetano, preferiu o lado bom. Como fez outros aliados petistas, o 3 vezes gestor municipal, que segundo apurou a Coluna, é conhecedor da proposta de fusão, preferiu encher suas redes sociais com postagens onde alardeia a vistosa piscina, a quadra coberta, o campo com gramado sintético, e o auditório que estão sendo construídos pelo governo do estado nas duas unidades.


Nota baixa 7 Puxar o debate sobre esse projeto de fusão com a criação desse mega colégio, e suas implicações mais negativas que positivas, é reprovação segura na cartilha da boa pedagogia política.


Reprovada A escola municipal Ilay Garcia Ellery segue longe do tão alardeado padrão de qualidade anunciado pela prefeitura de Camaçari. Localizada no bairro Novo Horizonte, unidade com 9 salas e cerca de 600 alunos nos dois turnos, além das turmas noturnas para educação de jovens e adultos, não sabe o que é protocolo de enfrentamento da pandemia.


Reprovada 2 Segundo pais de alunos, as salas são quentes e servidas por ventiladores velhos e barulhentos. Os banheiros dos alunos carecem de reforma, e a merenda parece mais cardápio de dieta de emagrecimento. Desde que as aulas começaram no Ilay, semana passada, os alunos só merendam laranja, mamão e outras frutas. A Cozinha está interditada por conta de um antigo defeito na rede de distribuição de gás. O fogão, que vinha funcionando de forma precária, teve que ser desligado para evitar um acidente.


Semente Os movimentos da titular da pasta do desenvolvimento urbano e meio ambiente de Camaçari (Sedur), a doutora Andrea Montenegro, apoiando o resgate e reqaulificação, com obras físicas, de espaços ecológicos, promovendo ações em defensa do meio ambiente, e até criando um programa de estímulo e apoio a essas intervenções, entraram na mira do Ministério Público (MP).


Semente 2 Segundo apurou a Coluna, representação datada de dezembro do ano passado cobra detalhes e os caminhos legais e financeiros que asseguraram a realização de obras que viabilizaram os projetos de intervenção nas fontes do Cacimbão (Arembepe) e do Buraquinho (Vila de Abrantes), em Abrantes.


Semente 3 Amplamente divulgado na mídia, os atos de inauguração dos espaços ecológicos, sempre prestigiados pelo alcaide Antonio Elinaldo (DEM), nasceram a partir do programa Reflora Camaçari.


Semente 4 Ação em tramitação na 7ª Promotoria do Patrimônio Público e Moralidade Administrativa, que tem como titular o promotor Bruno Sanfront, questiona e cobra detalhes sobre o instrumento legal de criação do programa.


Semente 5 Ainda segundo apurou a Coluna, a doutora Andrea já foi notificada e respondeu no último dia 10 os questionamentos do MP. O próximo movimento é do promotor, que pode ou não iniciar uma ação civil pública.  


Agenda Será no próximo sábado (19), a partir das 16h, na Catedral de São Thomaz, o ato de oficialização do novo bispo da Diocese de Camaçari. A fala de Dom Dirceu de Oliveira Medeiros deve ser mais genérica, mas o bispo pode até surpreender. Pela manhã, a partir das 9h, na igreja de Santana, bairro Gleba A, Dom Dirceu conversa com o alcaide Elinaldo e outros 7 gestores das cidades que formam a Diocese.


Bafômetro A superintendência de trânsito e transportes de Camaçari (STT) segue inovando ao promover campanha nas redes sociais, onde alerta os motoristas a ficarem atentos às condições dos barzinhos no enfrentamento da Covid-19.


Bafômetro 2 Parece efeito de dosagem além da conta, mas é o mote da campanha da STT no Instagram, que simplesmente esquece o alerta sobre a proibição da bebida alcoólica e direção, e apenas alertar os motoristas sobre os cuidados com a propagação do coronavírus.


Bafômetro 3 Transformado em piada nas redes sociais, post da STT esquece a mistura direção/bebida alcoólica e recomenda que o motorista frequente estabelecimentos que sigam todos os protocolos sanitários, como uso da máscara, álcool gel e assegurem o distanciamento.


Bafômetro 4 Depois de ser pega na ´blitz` das redes sociais, a STT, que se recusou a reconhecer o erro, postou novo card onde defende o que nunca deveria ter deixado de fazer: o distanciamento entre álcool e direção.


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


15/2/2022 Fechamento às 17h02


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Adelmo Borges no Colunistas: Experiência e sorte em Camaçari
Chico Ribeiro Neto no Colunistas: Meu avô, o relógio e o celular
Maioria das estradas não oferece segurança satisfatória
Pesquisa confirma o forte preconceito racial entre a população brasileira
Operação da PF investiga tentativa de golpe no final e 2022
Apenas 6% dos professores universitários baianos são pretos
Coluna Camaçarico 18 de novembro 2024
Brasil fecha outubro com aumento do número de inadimplentes
Supremo deve manter prisão de Robinho por estupro na Itália
Lula critica Janja por xingar o bilionário Elon Musk


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL