Nota baixa Os professores, alunos e servidores dos colégios estaduais José de Freitas Mascarenhas e Cidade de Camaçari esperam se reunir nesta quinta-feira (17), com representantes da secretaria de educação do estado (SEC). Querem saber sobre o projeto de unificação das duas unidades com a criação de um mega colégio.
Nota baixa 2 Projeto em andamento, mas sem a comunicação e o debate com a comunidade, foi alertado em documento assinado por representantes das duas escolas. Em documento enviado à SEC na semana passada, após a reunião de quarta-feira (9), os professores criticam a reestruturação. Na nota, que a Coluna teve acesso, os professores classificam a ação da SEC como uma “postura antidemocrática” e que “ignora a escuta necessária dos docentes, discentes, pais de alunos, funcionários e dos camaçarienses”.
Nota baixa 3 Especialistas ouvidos pelo Camaçarico não apenas condenam o projeto, como consideram a proposta ultrapassada. Questões como violência nas escolas, que seguramente se amplia com esse tipo de estrutura, é um dos principais alertas. União das duas escolas vai gerar uma unidade com cerca de 3,5 mil alunos, 1.500 do Cidade, e aproximadamente 2 mil do Mascarenhas. Professores e pedagogos com experiência em gestão garantem que o caminho para melhorar a qualidade do ensino na rede pública, cada vez mais se nivelando por baixo, passa justamente por escolas menores.
Nota baixa 4 O risco de demissões de professores e servidores, com a consequente perda de qualidade no processo educacional é outra queixa. Dos quase 140 educadores das duas unidades, 1/3, 30 professores, tem contrato pelo regime Reda, o que amplia ainda mais a insegurança.
Nota baixa 5 Mas, as implicações sobre a fusão entre o Mascarenhas e o Cidade de Camaçari, com a criação de uma nova e maior estrutura de ensino, parece não sensibilizar uma parte do poder que deveria estar atenta.
Nota baixa 6 Longe de querer colar no problema, o atual secretário de relações institucionais (Serin) do governo Rui Costa, o ex-alcaide Luiz Caetano, preferiu o lado bom. Como fez outros aliados petistas, o 3 vezes gestor municipal, que segundo apurou a Coluna, é conhecedor da proposta de fusão, preferiu encher suas redes sociais com postagens onde alardeia a vistosa piscina, a quadra coberta, o campo com gramado sintético, e o auditório que estão sendo construídos pelo governo do estado nas duas unidades.
Nota baixa 7 Puxar o debate sobre esse projeto de fusão com a criação desse mega colégio, e suas implicações mais negativas que positivas, é reprovação segura na cartilha da boa pedagogia política.
Reprovada A escola municipal Ilay Garcia Ellery segue longe do tão alardeado padrão de qualidade anunciado pela prefeitura de Camaçari. Localizada no bairro Novo Horizonte, unidade com 9 salas e cerca de 600 alunos nos dois turnos, além das turmas noturnas para educação de jovens e adultos, não sabe o que é protocolo de enfrentamento da pandemia.
Reprovada 2 Segundo pais de alunos, as salas são quentes e servidas por ventiladores velhos e barulhentos. Os banheiros dos alunos carecem de reforma, e a merenda parece mais cardápio de dieta de emagrecimento. Desde que as aulas começaram no Ilay, semana passada, os alunos só merendam laranja, mamão e outras frutas. A Cozinha está interditada por conta de um antigo defeito na rede de distribuição de gás. O fogão, que vinha funcionando de forma precária, teve que ser desligado para evitar um acidente.
Semente Os movimentos da titular da pasta do desenvolvimento urbano e meio ambiente de Camaçari (Sedur), a doutora Andrea Montenegro, apoiando o resgate e reqaulificação, com obras físicas, de espaços ecológicos, promovendo ações em defensa do meio ambiente, e até criando um programa de estímulo e apoio a essas intervenções, entraram na mira do Ministério Público (MP).
Semente 2 Segundo apurou a Coluna, representação datada de dezembro do ano passado cobra detalhes e os caminhos legais e financeiros que asseguraram a realização de obras que viabilizaram os projetos de intervenção nas fontes do Cacimbão (Arembepe) e do Buraquinho (Vila de Abrantes), em Abrantes.
Semente 3 Amplamente divulgado na mídia, os atos de inauguração dos espaços ecológicos, sempre prestigiados pelo alcaide Antonio Elinaldo (DEM), nasceram a partir do programa Reflora Camaçari.
Semente 4 Ação em tramitação na 7ª Promotoria do Patrimônio Público e Moralidade Administrativa, que tem como titular o promotor Bruno Sanfront, questiona e cobra detalhes sobre o instrumento legal de criação do programa.
Semente 5 Ainda segundo apurou a Coluna, a doutora Andrea já foi notificada e respondeu no último dia 10 os questionamentos do MP. O próximo movimento é do promotor, que pode ou não iniciar uma ação civil pública.
Agenda Será no próximo sábado (19), a partir das 16h, na Catedral de São Thomaz, o ato de oficialização do novo bispo da Diocese de Camaçari. A fala de Dom Dirceu de Oliveira Medeiros deve ser mais genérica, mas o bispo pode até surpreender. Pela manhã, a partir das 9h, na igreja de Santana, bairro Gleba A, Dom Dirceu conversa com o alcaide Elinaldo e outros 7 gestores das cidades que formam a Diocese.
Bafômetro A superintendência de trânsito e transportes de Camaçari (STT) segue inovando ao promover campanha nas redes sociais, onde alerta os motoristas a ficarem atentos às condições dos barzinhos no enfrentamento da Covid-19.
Bafômetro 2 Parece efeito de dosagem além da conta, mas é o mote da campanha da STT no Instagram, que simplesmente esquece o alerta sobre a proibição da bebida alcoólica e direção, e apenas alertar os motoristas sobre os cuidados com a propagação do coronavírus.
Bafômetro 3 Transformado em piada nas redes sociais, post da STT esquece a mistura direção/bebida alcoólica e recomenda que o motorista frequente estabelecimentos que sigam todos os protocolos sanitários, como uso da máscara, álcool gel e assegurem o distanciamento.
Bafômetro 4 Depois de ser pega na ´blitz` das redes sociais, a STT, que se recusou a reconhecer o erro, postou novo card onde defende o que nunca deveria ter deixado de fazer: o distanciamento entre álcool e direção.
João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor
15/2/2022 Fechamento às 17h02
Todas as Colunas
Instagram Joao leite
You Tube joao leite