Busca:

  Notícia
 
Quanto você realmente deve?


Diego Silva é economista, servidor público do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari

Tente responder à pergunta do título. Mentalmente. Fez? Promete que não irá esquecer? O problema é que: se são dívidas pequenas e fáceis de pagar, são fáceis de esquecer. E quando se trata de várias dividas menores, ou até mesmo, algumas maiores? O que fazer? São fáceis de esquecer? Para isso, papel e caneta ou planilha eletrônica num computador faz com que se organize tudo isso. Quais dívidas? Elas são permanentes? Temporárias? Como administrar algo que nunca para de chegar em minha casa?


A partir do momento em que se assume despesas, está assumindo uma obrigação de pagá-las. Conta de luz, água, aluguel, mensalidades escolares, curso, faculdade, etc. Ou seja, exemplos de dívidas comuns essenciais, salvo algumas. Aí vem as maiores dívidas, como a exemplo de empréstimos, financiamentos (casa própria, carro, moto, etc.), faturas de cartão de credito (já tratamos deste particular sobre ele aqui nas colunas anteriores.


Reitero: qual a problemática em não organizar essas dívidas? 1 – Preferência descontrolada de pagar aquela conta em desfavor de outra. Exemplo: pagar o mínimo de uma fatura de cartão e a parte restante que seria direcionada a essa fatura cobrir as contas de luz e água. Ou então, pagar um empréstimo e atrasar as contas essenciais.  2 – Risco de assumir juros, multa por atraso e demais encargos financeiros para algumas dívidas maiores contraídas, se não pagas. E 3 – Nítida acumulação de contas, caindo no efeito bola de neve. Na próxima coluna, será dito como administrar melhor seu cobertor curto.


Diego Silva iego.souza@camacari.ba.gov.br é economista, servidor público do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari – ISSM. Tem trabalho publicado no mesmo órgão intitulado “Cartilha de educação financeira”


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL