Busca:

  Notícia
 
O orçamento na pandemia –Parte2


Diego Silva é economista, servidor público do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari

No meu texto anterior expliquei como se deve separar suas despesas que organizam o orçamento da casa. Disse que despesas fixas são aquelas que o valor é conhecido. Despesas variáveis, aquelas que ainda vamos conhecer o valor. Mostrei que, fazendo a separação de um e outro, fiz refletir sobre: despesas de valor conhecido, se cortam. As que ainda se conhecerá o valor, reduz. Nesta segunda parte, irei te dizer o que fazer com o seu devido dinheiro após orçamento organizado.


Vamos tomar alguém como exemplo: Seu João, autônomo, pai de família, esposa e 2 filhos. Com as contas organizadas e recebendo auxilio emergencial, ele resolve montar a sua lista de compras. Ou seja, pensando ele: o que vou comprar para poder dar o melhor para mim e minha família? Ou melhor, o que será de tão PRIORITÁRIO neste momento difícil? Assim, ele resolve sentar e elaborar aquela velha listinha de compras de supermercado.


Ele desenha uma seguinte tabela colocando os itens em três colunas. Das colunas, segue: Compras essenciais (ou prioritárias), compras eventuais e compras supérfluas (raras). Dessa forma, ele estabeleceu uma certa ordem de prioridade, sentou junto à sua família para definir o que é essencial, o que é eventual e o que é supérfluo. Essencial, diz ele, é o que não pode faltar. Eventual, define-se como uma ocasião, seja necessária ou não. Supérfluo ou raro, é compra que uma vez ou outra se deva fazer.


Perceba que as famílias de baixa renda devem priorizar as compras essenciais. As de média e alta renda, embora priorizam as essenciais, usufruem sem dificuldades as compras eventuais e supérfluas. Concluímos que só podemos garantir algo o que se pode comprar. Conheça onde seu sapato aperta. Faça como o Seu João.


Diego Silva iego.souza@camacari.ba.gov.br é economista, servidor público do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari – ISSM. Tem trabalho publicado no mesmo órgão intitulado “Cartilha de educação financeira”


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

Mais Notícias

Facção carioca Comando Vermelho já opera em Salvador
Campanha nas ruas começa oficialmente neste domingo
Concorrência no emprego aumenta com a pandemia
Camaçari registra 15 novos casos de Covid em 24 horas
Seinfra promete entregar duplicação do viaduto em dezembro
Pantanal registra a maior queimada desde 2005
Camaçari registra 31 novos casos de Covid-19 em 24h
Mega Sena acumula e tem prêmio de R$ 50 milhões no sábado
Volks reconhece apoio à ditadura e faz acordo de R$ 36 milhões
População mais pobre corre mais risco de ser infectada pela Covid


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2020 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL