Busca:

  Notícia
 
O orçamento na pandemia –Parte2


Diego Silva é economista, servidor público do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari

No meu texto anterior expliquei como se deve separar suas despesas que organizam o orçamento da casa. Disse que despesas fixas são aquelas que o valor é conhecido. Despesas variáveis, aquelas que ainda vamos conhecer o valor. Mostrei que, fazendo a separação de um e outro, fiz refletir sobre: despesas de valor conhecido, se cortam. As que ainda se conhecerá o valor, reduz. Nesta segunda parte, irei te dizer o que fazer com o seu devido dinheiro após orçamento organizado.


Vamos tomar alguém como exemplo: Seu João, autônomo, pai de família, esposa e 2 filhos. Com as contas organizadas e recebendo auxilio emergencial, ele resolve montar a sua lista de compras. Ou seja, pensando ele: o que vou comprar para poder dar o melhor para mim e minha família? Ou melhor, o que será de tão PRIORITÁRIO neste momento difícil? Assim, ele resolve sentar e elaborar aquela velha listinha de compras de supermercado.


Ele desenha uma seguinte tabela colocando os itens em três colunas. Das colunas, segue: Compras essenciais (ou prioritárias), compras eventuais e compras supérfluas (raras). Dessa forma, ele estabeleceu uma certa ordem de prioridade, sentou junto à sua família para definir o que é essencial, o que é eventual e o que é supérfluo. Essencial, diz ele, é o que não pode faltar. Eventual, define-se como uma ocasião, seja necessária ou não. Supérfluo ou raro, é compra que uma vez ou outra se deva fazer.


Perceba que as famílias de baixa renda devem priorizar as compras essenciais. As de média e alta renda, embora priorizam as essenciais, usufruem sem dificuldades as compras eventuais e supérfluas. Concluímos que só podemos garantir algo o que se pode comprar. Conheça onde seu sapato aperta. Faça como o Seu João.


Diego Silva iego.souza@camacari.ba.gov.br é economista, servidor público do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari – ISSM. Tem trabalho publicado no mesmo órgão intitulado “Cartilha de educação financeira”


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

Mais Notícias

Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha
Colunistas Diego Copque
Colunistas Waldeck Ornélas
Mortalidade por câncer de mama aumenta 86,2% em 22 anos no Brasil


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL