Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 25 de março 2020


Sintomas  A prefeitura de Camaçari entrou na Assembleia Legislativa  da Bahia (ALBA) com pedido  de decretação de Estado de Calamidade Pública no município. Medida datada desta quarta-feira (25) e enviada ao presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PSD), faz parte de um conjunto de ações que visam ajustar as finanças do município à nova realidade  provocada pela pandemia do coronavírus. 


Sintomas 2 A expectativa é de que o pedido seja aprovado pelos pelos deputados estaduais na sessão virtual de terça-feira (31). Medida   permite  ao município parcelar dívidas, suspender o teto  de gastos obrigatórios, realizar compras  e serviços emergenciais sem necessidade do processo obrigatório de licitação enquanto durar a calamidade.


Sintomas 3 Na mensagem assinada pelo prefeito Antonio Elinaldo (DEM), destaca o trabalho que o município vem realizando para conter o avanço do coronavírus e a previsível queda na arrecadação de impostos, com a consequente  redução nas receitas do município. No documento, o alcaide demista lembra que os gastos  com o Covid-19 não estavam previstos e que  terminaram retirando recursos  que deveriam ser destinados a investimentos previstos no orçamento.  


Sintomas 4 De acordo com a previsão orçamentária para 2020, município  deveria arrecadar cerca de  R$ 1, 2 bilhão entre  impostos  municipais e repasses oriundos do governo federal  nas áreas de saúde e  educação. A Coluna apurou que  a redução na receita do município deve girar em torno de 15%, cerca de R$ 200 milhões.


Sintomas 5 Segundo apurou o Camaçarico, outras medidas, como redução de salários de secretários e  demais ocupantes de cargos de confiança, e até de servidores, não estão descartadas. Tudo vai depender da evolução da crise e o comportamento da arrecadação.


Sintomas 6  Mudou todo o calendário de inauguração das 6 creches que a prefeitura de Camaçari está construindo no município. Com o efeito coronavírus, as obras das unidades estão paradas e a previsão de entrega em abril, da 1ª unidade, no Jardim Limoeiro, ficou sem data.


Sintomas 7  Com a paradeira determinada pelo decreto municipal, suspendendo todas as obras como forma de proteger população e trabalhadores contra o avanço do Covid-19, obras como a duplicação do viaduto, prevista para abril, e outros importantes serviços em andamento terão seus cronogramas afetados.


Contaminação  A coordenadora do Centro Pop, unidade de referência especializado para população em situação de rua, deve ser a primeira vítima do efeito coronavírus na reorganização da gestão municipal. Servidora de carreira, a senhora Isabela Macedo postou em sua página no Facebook elogios ao pronunciamento do presidente Bolsonaro, que na noite de terça-feira (24) defendeu o fim do confinamento, inclusive com a volta dos estudantes às salas de aula. Na sua postagem, a servidora que festeja Bolsonaro como “estadista exemplar”, também critica a imprensa e diz que o povo está de “mimimi”.


Contaminação 2 Gestora do Centro Pop, portanto ocupante de cargo de confiança, a servidora que também é membro da igreja Assembleia de Deus, ignora o decreto do alcaide de Camaçari, Antonio Elinaldo e a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que defende medidas restritivas para frear o avanço do Covid-19. Atesta seu descompromisso com as políticas públicas, em especial com a unidade que comanda, responsável justamente pela atenção a uma parcela da população com extrema vulnerabilidade, por isso mesmo mais exposta e com altíssima taxa de risco de contaminação.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


25/ 3/2020

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL