Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 12 de março 2020


Proteção O alcaide de Camaçari, Antonio Elinaldo (DEM) precisa decidir rápido sobre a suspensão do festival de Arembepe. Prevista para começar na próxima sexta-feira (20), festa com duração de 4 dias e público estimado pela própria prefeitura em cerca de 100 mil pessoas, já ganhou sinal vermelho da área de saúde do município. Segundo apurou a Coluna, técnicos da secretaria de saúde de Camaçari (Sesau), e outras autoridades do primeiro escalão do governo defendem a suspensão do evento em função do avanço do Covid-19 no estado.


Proteção 2 As ameaças são grandes e já movimentam o Comitê Operacional das Emergências (COE-Saúde) que deve se reunir no começo da próxima semana. Estrutura coordenada pela Sesau e formada pelas demais secretaria municipais, Hospital Geral de Camaçari (HGC), Defesa Civil, Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC) e Polícia Rodoviária Estadual vai discutir justamente os riscos de manutenção da festa e os procedimentos com o registro de casos no município. 


Proteção 3 Mesmo sem nenhum caso confirmado, já que os 4 suspeitos de contaminação pelo coronavírus foram identificados como gripe Influenza, município se prepara para entrar no mapa da doença, dizem especialistas ouvidos pelo Camaçarico. Rede de saúde, pública e particular no município, já vem sendo monitorada sobre  possíveis registros.


Proteção 4 Nesse mapa de cuidados, Salvador sai na frente e já anunciou o cancelamento das festas pelos 470 anos de aniversário de fundação da primeira capital do Brasil, no próximo dia 29. Outro grande evento que deve ser cancelado é a Micareta de Feira, marcada para 23 a 26 de abril. Município distante cerca de 100 quilômetros de Camaçari, registra os 3 casos de coronavírus confirmados no estado.


Proteção 5 A secretaria de Saúde do Estado (SESAB) ainda não se manifestou oficialmente. O secretário Fábio Vilas Boas disse nesta quinta-feira (12), durante entrevista a jornalistas, que a recomendação geral é evitar aglomerações e eventos de massa como medida para conter o avanço do Covid-19.


Proteção 6 Mais político que doutor, Vila Boas, que deveria ser incisivo, preferiu lavar as mãos e colocar máscara ao lembrar que a decisão de suspender grandes eventos é dos gestores e organizadores das festas. 


Proteção 7 Suspensão do festival de Arembepe parece ser a medida mais sensata e deve contar com o apoio de todos. Essa decisão precisa ser unânime e não pode permitir que adversários da política aproveitem, sob qualquer pretexto, para inocular o vírus do descompromisso com a saúde pública.


Proteção 8 O editor tentou manter contato com o secretário de saúde do município, Elias Natan, e com o prefeito Antonio Elinaldo, mas até o fechamento da Coluna não obteve nenhuma resposta.


Proteção 9 Manter a festa com suas consequências reais para a saúde da população vai muito além do mero risco político. Nada justifica manter o Festival de Arembepe. Preservar vidas é decisão maior que qualquer prejuízo econômico para o comércio e toda a cadeia produtiva da festa.


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


12/ 3/2020

Mais Notícias

Câmara de Camaçari aumenta de 21 para 23 vereadores
Reforma tributária beneficia 18 profissões com redução de imposto
Fome atingiu 2,3 milhões de lares brasileiros em 2023, diz IBGE
Redução dos concursos amplia presença do professor temporário
Anistia Internacional lista a Bahia como um dos estados mais violentos
Fetrab recusa reajuste de 4% oferecido pelo estado e quer 10%
Arrecadação de impostos e contribuições federal crescem 8,36% entre janeiro e março
Terra Livre critica governo e cobra ações em defesa dos indígenas
Brasil registrou 3,4 milhões de violações de direitos em 2023
Camaçariense é medalha de ouro na Maratona de João Pessoa


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL