O governo da Bahia deve gastar neste ano de 2020 cerca de R$ 121 milhões de subsídio para manter em funcionamento o metrô de Salvador. O valor que leva em consideração o aumento da integração ônibus-metrô e outros custos, foi de R$ 65 milhões no ano de 2019, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Pelo contrato, a administração estadual é obrigada a pagar o subsídio quando a concessionária CCR Metrô não transporta um número mínimo de passageiros estabelecido no acordo.
Com 20 estações nos seus 33 Km de extensão, metrô da capital transporta cerca de 370 mil passageiros por dia com viagens entre 5 da manhã e meia noite.
A tarifa do modal metroviária custa hoje R$ 3,70, e o governo não informou se haverá reajuste. No caso do ônibus na capital, que tem passagem de R$ 4, a prefeitura soteropolitana informou que não haverá aumento neste início do ano. Segundo o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, um dos itens que está em pauta é a participação dos empresários no que é arrecadado com as passagens dos transportes públicos. Atualmente, 60% da tarifa vão para o metrô e 40% para as empresas de ônibus, que querem ampliar a participação.