A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em Camaçari, é a 1ª unidade de educação em todo estado a receber o reconhecimento pela sua contribuição na implementação de uma educação que valoriza a diversidade étnico-racial e religiosa.
Mesmo localizada na área do Terreiro de Lembá e coordenada por um sacerdote da religião de matriz africana, Tata Ricardo, a Zumbi dos Palmares, mostra que é possível desenvolver um trabalho de convivência pacífica entre pessoas de diferentes religiões, crenças ou etnias.
Inaugurada em fevereiro de 2011, escola com 150 alunos de 4 a 12 anos, localizada no Parque Real Serra Verdena, na Via Cascalheira, também é destaque na qualidade do ensino. Mantida com recursos do município, a Zumbi apresenta o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Camaçari e está entre as melhores da Bahia.
Ato de entrega da placa pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) do Estado, na quarta-feira (6), contou com as presenças da titular da pasta, Fábia Reys, do prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo (DEM), da deputada Fátima Nunes (PT), presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa, além de outras autoridades.