Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 30 setembro 2019


Olhar  O cansativo desfile de 5 horas, na festa de aniversário de Camaçari, sábado (28), precisa ser discutido e ter sua estrutura e dinâmica reavaliadas pelas cabeças pensantes da atual gestão. Demora não gerou apenas desconforto para centenas de estudantes que desfilaram na avenida 28 de Setembro. 


Olhar 2 Foi seguramente um recorde que também não agradou a população que foi assistir as escolas, as bandas, as fanfarras e os grupamentos militares. Os sinais de desconforto pela falta de arquibancadas  suficientes ficaram claros por volta das 13h, com o esvaziamento da avenida 28 de Setembro. Quase  duas horas antes do início da 2ª parte do evento protagonizado pelas manifestações dos grupos políticos, boa parte do público já havia deixado a festa. 


Olhar 3 Número de estudantes, inclusão de novas peças cênicas, como carros alegóricos, telões,  mais ordem e velocidade nos desfiles, e acomodações para o público são questões que precisam ser debatidas. Gente qualificada não falta na cidade. Só precisa abrir a discussão. 


Olhar 4 Reestruturar a festa de 2020 não é apenas obrigação do poder público preocupado com o conforto da população. Próximo desfile acontece a exatos 5 dias das eleições para prefeito e vereador, quando o eleitor vai dar sua nota nas urnas. 


Olhar 5  A luxuosa presença dos 22 cadetes da Escola de Oficiais da PM, e o aumento da tropa, inclusive com a participação da banda da corporação no desfile de aniversário de Camaçari, teve o decisivo apoio do novo comandante do 12º Batalhão de Camaçari. Há pouco mais de 2 meses no cargo, o tenente-coronel Antônio Souza Sampaio Junior mostrou que não está preocupado apenas com a segurança da população. Festa deste ano também contou pela 1ª vez com representantes das 3 forças. A Marinha desfilou o seu tradicional uniforme branco, enquanto a Aeronáutica e o Exérciuto trouxeram suas bandas. 


Tamanho Demorou, mas saiu a tão esperada unidade do PT de Camaçari em torno do nome da advogada Ivoneide Caetano, candidata das oposições na disputa da sucessão municipal de 2020, contra o demista Antonio Elinaldo. O vereador Téo Ribeiro, último bastão de resistência, oficializou seu apoio no domingo (29), depois de receber o aval do senador e ex-governador Jaques Wagner. 


Tamanho 2  Mesmo anunciado como sem ter moeda de troca para o futuro do petista, acordo que os petistas dizem que tirou Téo da disputa sem que ele saísse ´pequeno` no processo, garante ao decano do Legislativo com seus 5 mandados, a reeleição e a confirmação de seu nome como o candidato a deputado estadual. Segundo apurou o Camaçarico, negociação foi costurada por Wagner, que só neste mês de setembro participou de 4 encontros com petistas de Camaçari. 


Tamanho 3 Mesmo negado oficialmente pela maioria das forças petistas no município, principalmente pelo ex-alcaide Luiz Caetano, a Coluna apurou que sem essa, ou qualquer outra compensação, que passaria também pelo direito de indicar uma secretaria no governo da doutora Ivoneide, Téo não teria como ´sair grande` como diz o próprio Caetano.


Tamanho 4 Ainda segundo essas mesmas fontes, numa conjuntura de vitória de Ivoneide e natural formação de maioria no Legislativo, a indicação do  nome de Téo para a presidência da Câmara de Vereadores, biênio 2020/2022, entraria nessa cota de compensações e reforço do projeto Assembleia Legislativa. 


Tamanho 5 Preterido pela 2ª vez, Téo sonhou ser o candidato a prefeito em 2012, mas terminou sendo rifado por Caetano que escolheu Ademar Delgado. Mais uma vez o petista vê seu nome ser descartado, agora em favor da esposa do chefe, amigo e compadre. Para desfazer esse histórico de perdas e acomodar a base, só um petista com ´palavra` e do tamanho do senador Wagner, candidato à sucessão de Rui Costa em 2022, para tranquilizar Téo e evitar essa perigosa dissidência na base petista de Camaçari. 


The voice O ex-alcaide Caetano segue se comportando como se fosse o dono da bola, do campo e dos uniformes. Mesmo reconhecido como principal e maior liderança das oposições no município, o experiente petista precisa dar espaço para sua candidata e esposa, a doutora Ivoneide. Comandando o microfone do carro de som da sua coligação, Caetano esqueceu uma lição básica. Apresentar a voz da doutora para os centenas de ouvidos que participaram da festa de sábado (28) é lição básica para ajudar a construir uma identificação sonora da sua candidata.


Movimento Quem segue somando novos apoios e prometendo ir até às urnas com tamanho para vencer o demista Elinaldo e a petista Ivoneide é o pepista Fábio Lima. A jovem liderança mostrou que está no jogo pra valer durante desfile de sábado (28), quando reuniu numeroso grupo de apoiadores. Agora é aguardar a movimentação no tabuleiro sucessório para saber se o candidato do partido do vice-governador João Leão é torre ou peão. 


Movimento 2 E o tucano Oziel Araújo segue em alta no quintal oposicionista. Autodeclarado em modo ´stand-by` com a gestão Elinaldo, o vereador tem partido para comandar e se abrigar no time antigovernista. Quem garante o convite com direito a tapete vermelho e poleiro de luxo é o ex-alcaide Caetano. O petista disse ao Camaçarico  que está construindo os primeiros contatos de reaproximação com o ex-companheiro de legenda.


Placar Parece que os técnicos do time azul acordaram, depois da situação de quase empate para o time vermelho, nas festas e manifestações deste setembro de aniversário e desfiles cívicos da cidade. Mesmo com um grande número de apoiadores capitaneados pelo 3 vezes alcaide, o petista Luiz Caetano e sua esposa e candidata a prefeita, Ivoneide Caetano, o time do alcaide Antonio Elinaldo mostrou serviço. 


Placar 2 Com o apoio natural da máquina municipal, prática comum de quem está no poder, partidários do governo acordaram e compareceram em grande número ao desfile. Disputa, que está apenas começando, esquenta com o verão e o calendários de festas católicas e profanas em toda a orla do município. 


Infecção Já está nas mãos do secretário de saúde de Camaçari, doutor Elias Natan, o documento dos dentistas da prefeitura protestando  contra a exoneração da doutora e professora  Adna Barros, do cargo de coordenadora do centro de especialidades odontológicas (CEO). Documento que a Coluna teve acesso, também já circula no grupo de WhatsApp formados mais de meia centena de dentistas da prefeitura.


Infecção 2 Exoneração, oficializada semana passada (Confira), no pacote de punição do alcaide Antonio Elinaldo (DEM) ao hoje não tão aliado vereador Oziel Araújo (PSDB), parece sinalizar que a política miúda orienta e se sobrepõe ao interesse da população. O CEO, diferente da maioria das unidades de saúde do município, exibe números que o empurra para a lista de destaque nacional entre suas congêneres. 


Confira todas as Colunas acessando o link    http://www.camacariagora.com.br/camacari.php


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com (Editor)


30/9/2019

Mais Notícias

Coluna Camaçarico 02 de janeiro 2025
Caetano assume comando de Camaçari pela quarta vez
Oposição vence disputa pelo comando do Legislativo de Camaçari
Mega da Virada vai pagar R$ 79 mi para cada uma das 8 apostas
Adelmo Borges no Colunistas: A aposta no time de Caetano
Caetano anuncia parte do seu secretariado em Camaçari
Fezinha para os R$ 600 mi da Mega termina às18h desta terça
Cerca de 35 milhões de brasileiros pretendem aproveitar o verão para fazer turismo pelo país
Maioria dos feriados nacionais de 2025 cai em dia a semana
Camaçari inicia festejos em louvor ao seu padroeiro


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2025 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL