Busca:

  Notícia
 
Moro quer asfixiar finanças das organizações criminosas


Combate ao crime de lavagem de dinheiro, com o objetivo de asfixiar as organizações criminosas, é o foco principal  do Ministério da Justiça sob o comando de Sergio Moro. Nos bastidores, o termo utilizado pela equipe montada pelo ex-juiz é "descapitalização" das facções e também envolvidos em corrupção. 


Nas reuniões fechadas do grupo de transição de governo, em Brasília, definiu-se que a prioridade da gestão de Moro será mirar o patrimônio dos criminosos, uma estratégia que deu certo na operação Lava Jato e deve ser aumentada e reproduzida na guerra contra traficantes, por exemplo. 


Meta do novo ministro se confirma com a escolha da sua equipe. Moro escolheu para os mais importantes cargos ligados ao Ministério da Justiça pessoas com experiência nessa área de atuação. Entre eles o atual superintendente da Polícia Federal no Paraná, Maurício Valeixo, 51, para ser o novo diretor-geral da Polícia Federal, em substituição a Rogerio Galloro.


O outro nome é da delegada Érika Marena, que comandará o DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional).  Ambos já receberam de Moro a missão de liderar, em suas áreas, esse modelo de trabalho a partir de 2019. A dupla é de extrema confiança do futuro ministro do governo de Jair Bolsonaro.


"Ele [Valeixo] tem a missão de fortalecer a Polícia Federal e que a Polícia Federal possa direcionar suas investigações principalmente com foco em corrupção e crime organizado. É um grande desafio, são problemas sérios, mas ele é uma pessoa plenamente capacitada", afirmou o ex-juiz federal, em Brasília.


Marena atuou na Lava Jato e no caso Banestado, também com participação de Moro. Recentemente, ela foi criticada na investigação de desvios de dinheiro na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O reitor da UFSC se matou em um shopping após ser preso temporariamente. Segundo Moro, a delegada "talvez seja a maior especialista no Brasil em cooperação jurídica internacional".

Mais Notícias

Pesquisa mostra dúvidas do brasileiro sobre melhora na economia
Governo Lula tem os mesmos 33% de avaliação positiva e negativa
Colunistas Angélica Ferraz de Menezes
Itaú Unibanco tem lucro de R$ 9,7 bilhões entre janeiro e março
Aumenta o consumo de alimentos fora de casa das famílias brasileiras
Bolsonaro volta a ser internado com quadro abdominal e erisipela
Sai Moraes e entra Cármen Lúcia no comando do TSE
Coluna Camaçarico
Governador desconversa sobre ´projeto Senado` de Ruy Costa
Excesso de publicidade faz maioria dos consumidores desistir da compra via internet


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL