Busca:






Tadeo Sánchez Oller


Recuperando parte do leite derramado



A segurança pública é a grande preocupação da população de Camaçari, superando outros setores igualmente essenciais como saúde, emprego e educação, aliás três serviços públicos cujo estado atual as mesmas pesquisas indicam como campeões da rejeição popular.  


Mesmo assim a segurança é quem mais tira o sono do povo, claro que a provável solução passa por um conjunto de ações de governo que priorizem a inclusão social no desenvolvimento de políticas públicas, isso é fundamental mas&n bsp;também ajudam medidas técnicas e preventivas como o monitoramento por câmeras de todas as entradas e pontos estratégicos dos bairros e outra boa proposta seria recuperar para a cidade a Guarda Municipal na função  de polícia de bairro atuante nas comunidades. 


Com parecida denominação há outra questão igualmente preocupante, se trata da segurança alimentar, dito com outras palavras o combate à fome e a situações de pobreza extrema. Além do já elevado índice permanente dos moradores atuais mais carentes passando dificuldades, há o fato que nossa cidade transmite uma imagem de lugar promissor que gera oportunidades de emprego e crescimento na vida. Por essa razão é natural que continuamente cheguem ainda mais pessoas buscando essa possibilidade vindas de todo canto e lugar que, até se integrar na sociedade local ou conseguir essa chance, mal vivem na periferia ou no próprio centro municipal. 


Como mencionado antes as prováveis soluções a tal problemática passa por um conjunto de intervenções públicas porém uma medida eficiente e imediata seria que a próxima Câmara Municipal, igual ao que já fez na atual legislatura, pressione o governo municipal para reativar o serviço da Vaca Mecânica, recuperando a fabricação e doação da nutritiva multimistura, pão e leite de soja além de repor seus canais de distribui&c cedil;ão comunitária com as entidades sociais, religiosas, esportivas etc. e realize seus eficientes cursos práticos de aproveitamento total dos alimentos.


Não se sabe ao certo as razões que levaram impunemente  a suspensão  de tão importante serviço social, há quem diga que foi uma decisão do então prefeito Caetano pondo fim a uma medida muito popular do anterior prefeito Tude. Há versões e justificativas mais politicamente corretas que dizem que a multimistura tem excesso de calorias e causa transtorno na dieta popular além de ser uma política supostamente assistencialista, também há quem diga que na época o cadastro massivo do nascente Bolsa Família, seria a boa solução a todos os problemas vinculados a fome, ainda mais quando simultaneamente projetavam um restaurante popular com refeição a R$ 1, porém hoje a realidade é muito mais dura, ficamos sem a Vaca Mecânica e o sonhado restaurante popular continua sendo sonho quase pesadelo e restou somente o Bolsa Família cada dia com menos cadastros aprovados e menos valores para manter o necessário poder aquisitivo da população mais necessitada.


 


Por essa razão estou propondo a reativação do programa Vaca Mecânica, instauração do restaurante com cardápio diário a R$ 1 junto a manutenção do Bolsa Família recuperando seu poder de compra ao menos da cesta básica. Os três são bons projetos que atendem a população  em risco de pobreza e subnutrição e são programas sociais que devem ser defendidos independente de quem foi o político que os lançou pois, uma vez aprovadas, se tratam de políticas públicas e com sua reposição recuperaremos parte do chorado leite derramado.


Tadeo Sánchez Oller tadeos@uol.com.br  www.tadeodasol.com.br é ativista social, empresário e escritor, conhecido na cidade como “Tadeo da Sol”.


 
Últimas Publicações

Recuperando parte do leite derramado
Nem sempre a propaganda é a alma do negócio
Todo artista tem de ir aonde o povo está
A lei do máximo esforço
Educação: da Creche a Universidade , dois lados de uma mesma viagem
Arembepe ontem, hoje e amanhã


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2017 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL