Busca:






Laercio Sacramento


Oscar Wilde tinha razão



Oscar Wilde dizia:"A vida imita a arte". Confesso que tinha grande constrangimento em mostrar minha discordância com quem sempre considerei um gênio. Ao ler em romances, ver em novelas e filmes os dramas de nosso cotidiano, mais se firmava a minha discordância. 


A vilania de seus personagens, o altruísmo  de outros, a coragem e destemor de uns contra a pulsilanimidade d`outros, tudo fruto da imaginação criativa de escritores geniais. E tão somente atribuía-lhes a capacidade de observar, de ver o seu redor e transcrever, discrever de forma brilhante, empolgante, romântica, dramática, as vezes provocando nossas lágrimas e tocando nossos corações. No entanto vejo-me agora obrigado a reconhecer que Oscar Wilde tinha razão e humildemente pedir seu perdão. "A VIDA IMITA A ARTE".


Outras, muitas outras epidemias a humanidade teve que enfrentar. Nunca no entanto, mas nunca na dimensão que vemos e presumimos arrastará a humanidade como a vivida por nós neste momento. Ao contrário das anteriores, não teremos a lamentar só a quantidade de corpos a enterrar, pois os que sobreviverem terão que se reinventar econômica e socialmente. 


O mundo não será o mesmo depois que tudo passar. Ao ver as flores sendo jogadas fora por não terem mais serventia, não há mais festas no mundo, nem enterros, nem encontros, palestras cerimônias, inaugurações etc. Ao ver os cofres que mantinham seus tesouros guardados sendo abertos e distribuídos, vide BANCOS CENTRAIS DERRAMANDO DINHEIRO EM TODO MUNDO claro não por altruísmo mas para manter servidores e contribuintes vivos. 


Lembrei do filme "Guerra dos mundos" onde alienígenas imbatíveis foram derrotados pelas nossas bactérias e vírus. Agora vemos  a COVID 19 desafiar as maiores potências mundiais e seus líderes. Coronavírus vem com uma coroa zombar de toda a impáfia dos homens coroados. Seus arsenais atômicos são incapazes de matar algo tão pequeno e invisível a olho nu. De tudo isso, por agora fica apenas minha retratação ao autor de Dorian Gray e a pergunta: "Aprenderemos a lição?" 


Laércio Messias do Sacramento lipercio@hotmail.com é sacerdote Tata dya Nkisi do Terreiro de Jauá, Camaçari


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor


 
Últimas Publicações

Oscar Wilde tinha razão


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL