Indicado pelo governador ACM, com o aval do regime militar e depois eleito pelo voto direto, Humberto Ellery foi o que por mais tempo governou Camaçari. Durante 11 anos foi prefeito biônico, como era conhecido o político que recebia o mandato outorgado pelos militares.
Mesmo fora da política desde 1997, quando deixou o poder, depois de experimentar seu primeiro mandato por eleição direta (1993/1996), não perdeu o gosto nem a vontade de voltar ao comando de um dos maiores orçamentos da Bahia.
Nesta entrevista, “doutor Humberto”, como é conhecido, fala da ingratidão do seu ex-pupilo, e prefeito por três vezes, José Tude, da falta de experiência do primeiro governo Caetano, dos acertos do segundo e terceiro mandatos, e sua aliança com o atual prefeito, nas eleições de 1992, que ajudou a derrotar o carlismo.
Capitão da reserva do Exército, Ellery não esconde as ligações de amizade do seu pai, general de brigada Francisco Ellery, com o então general, e depois presidente, Ernesto Geisel.
Sem meias palavras, garante que, apesar dos 72 anos, esta forte, saudável e disposto a disputar a sucessão do prefeito Caetano, em 2012, seja como candidato de consenso ou como alternativa.
A disciplina aprendida no Exército, somada a experiência de gestor público lhes credenciam a voltar ao prédio verde do centro administrativo. Ouça o próprio Ellery nesta entrevista concedida ao repórter João Leite.
|