Busca:






Adelmo Borges


DEUS, vida longa à duquesa



Paralelo ao poder político, o mundo afro-descendente se sente representada, perante o mundo, na realeza britânica. A atriz americana de origem negra  Meghn Markle ao celebrar o casamento com o príncipe inglês Harry, induz ao sentimento que o mundo racista não tem sentido.  O ato, também, celebra a modernidade da monarquia inglesa em um mundo globalizado.


A luta pela inclusão da cidadania e da cultura afro, em algumas sociedades (e sub-sociedades) é uma luta secular que a cada dia tem dado passos importantes para a sua inteira consolidação. Há pouco mais de dez anos atrás os afro-descendentes celebraram a ascensão de Barack Obama à presidência da maior potência mundial, os Estado Unidos da América.


Meghn com suas marcas como mulher feminista e ativista aliada às atividades humanitárias e anti-racistas do príncipe Harry, no momento, oferece ao mundo o sentimento que a realeza acompanha com a sensibilidade necessária o processo de descriminação, apontando a direção da integração entre os homens e mulheres de todas as raças. Mais ainda, a realeza britânica não só aceitou o casamento de Harry com um afro-descendente, divorciada, feminista e ativista, como aplaudiu o coral de negros americanos que se apresentaram na cerimônia assim como um arcebispo americano que citou várias vezes os lideres negros Luter King e Malcon X.


O próximo passo guarda expectativa. Meghn e Harry têm potencial para revolucionar e modernizar as tradicionais tradições inglesas, aproximando-as do mundo atual. Espera-se que Meghn dê continuidade às iniciativas da falecida princesa Diana, mãe de Harry, em relação aos direitos humanos, assim como, a miséria e a fome na África e no Oriente Médio, manter a luta pelo direito das mulheres, não somente em relação a ascensão econômica e política, como em relação aos direitos individuais. DEUS, salve a duquesa.


Adelmo Borges adelmobs@terra.com.br é dirigente do Rede Sustentabilidade em Camaçari


 
Últimas Publicações

Sagrado sonho
Paredão
Opções
A instituição, a idéia
Tempestade perfeita
DEUS, vida longa à duquesa


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2018 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL