Busca:

  Notícia
 
Colunistas José Carlos Teixeira


José Carlos Teixeira é jornalista e especialista em marketing político, mídia, comportamento eleitoral e opinião pública

Professor de matemática brilha em meio à precariedade do ensino público da Bahia


“Vou aprender a ler


Pra ensinar meus camaradas.


Que noite mais funda calunga” (Massemba, de Roberto Mendes e Capinan)


O professor baiano José Fábio de Araújo Lima é um campeão. Ele ficou entre os dez medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio, concorrendo com mais de 600 professores de escolas públicas e particulares de todo o país. A competição premia professores que descomplicam a matemática e deixam a disciplina mais próxima dos estudantes.


A entrega das medalhas ocorreu na terça-feira, 21, em Brasília, durante o Seminário de Práticas Exitosas no Ensino de Matemática, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o conselho gestor da Olimpíada. Como parte do prêmio, os dez medalhistas seguirão para Xangai em um intercâmbio técnico no Centro de Educação para Professores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na Shanghai Normal University.


O professor José Fábio é formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana e ensina matemática no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, unidade escolar da rede estadual naquela cidade.


A conquista dele, que é merecedor das mais justas homenagens, ganha relevo especial quando se observa que 33,9% dos professores que davam aula de matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio nas escolas baianas em 2022 não tinham formação adequada à disciplina que ministravam, segundo um estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Isso significa que um em cada três professores de matemática da rede pública de ensino da Bahia naquele ano não tinha a qualificação adequada para ministrar a matéria – e nada indica que houve alguma melhora nesse quadro de lá para cá.


Conduzido pelos pesquisadores Alvana Maria Bof, Luiz Zalaf Caseiro e Fabiano Cavalcanti Mundim, o estudo mostra que 36,3% dos professores de português atuando nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio das escolas baianas não tinham licenciatura nem formação acadêmica nesta disciplina. Mais grave era a situação dos professores de física (61,5% não tinham a formação adequada) e química (53,1%).


Na base desta distorção, no caso baiano, está sobretudo a gradativa e crescente substituição de professores concursados pelos redas – como são chamados os contratados provisoriamente pelo Regime Especial de Direito Administrativo. Explica-se: nos concursos públicos, as vagas são distribuídas pelas diversas disciplinas e a seleção é mais rigorosa. Já as seleções para contratação pelo Reda são mais flexíveis, menos exigentes. Estima-se que somente na área de educação, o Governo da Bahia mantém algo em torno de 40 mil redas.


O estudo do Inep evidencia que uma das causas da má qualidade do ensino que aflige as escolas públicas da Bahia é justamente a formação insatisfatória dos professores. Ou seja, faltam, à rede pública de ensino, mais professores como José Fábio, o nosso Medalha de Ouro. E sobram os improvisos resultantes da desenfreada contratação pelo Reda. Nessa conta, é óbvio, saem perdendo os estudantes.


José Carlos Teixeira   zecarlosteixeira@uol.com.br é jornalista, formado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político, mídia, comportamento eleitoral e opinião pública pela Universidade Católica do Salvador


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

30/05/2024

Mais Notícias

Colunistas Adelmo Borges
Colunistas Angélica Ferraz de Menezes
Colunistas Waldeck Ornélas
Colunistas Adelmo Borges
Colunistas José Carlos Teixeira
Colunistas Angélica Ferraz de Menezes
Coluna Camaçarico 11 julho 2024
Colunistas Waldeck Ornélas
Colunistas Luiz Duplat
Colunistas Adelmo Borges


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL