Busca:

  Notícia
 
Cidades invadem zonas de mar para contenção e áreas de lazer


Balneário Camboriú (SC) é um dos maiores alargamentos

Uma onda de obras de aterramento de praias para conter a erosão costeira, o avanço do mar, e para novas áreas de lazer, vem alterando a paisagens em grande cidade litorâneas do Brasil. São pelo menos 38,8 km de praias ampliadas artificialmente desde 1998 para cá, segundo levantamento do portal g1.  A ,ais recente é Recife  e a mais antiga é Copacabnana, nos anos 1960. Especialistas  alertam  sobre essas engordas e  seus prejuízos ao meio ambiente.


Segundo o MapBiomas, rede composta por ONGs, universidades e empresas, o Brasil perdeu 15% ou 70 mil hectares de dunas, praias e areais entre 1985 e 2020.


A capital pernanbucana  estuda o prolongamento da faixa de areia da orla, enqaunto a  vizinha Jaboatão dos Guararapes concluiu 5,9 km de engorda em 2013. A Praia de Ponta Negra (Natal) está em andamento, enqaunto que o Balneário Piçarras (SC) quer fazer a quarta intervenção do tipo no mesmo trecho. Florianópolis, capital de Santa Catrarina, realizou três ampliações. O mais famoso alargamento de praia foi realizado em Balneário Camboriú, no mesmo estado. A engorda em Matinhos (PR) gerou embates, mas foi concluída, já o projeto de João Pessoa (PB) foi suspenso.


Ouvido pelo g1, o biólogo Paulo Horta, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), diz que a engorda é menos prejudicial do que a colocação de barreiras físicas na praia, mas prejudica a biodiversidade e pode causar mortandade de fauna e flora tanto na área doadora de areia quanto na que recebe aterro, além de ter um processo emissor de gases de efeito estufa.

Mais Notícias

Mais uma chinesa se prepara para entrar no mercado brasileiro
Colunistas José Carlos Teixeira
Colunistas Luiz Roberto Sobral Sibié
Filas e poucas ficham obrigam TRE a ampliar serviço em Camaçari
Brasil fecha março com 8,6 milhões de pessoas sem ocupação
Bahia cria 12 mil dos 244 mil postos com carteira em março no país
PMs acusados de matar o garoto Joel vão a júri 13 anos depois
Coluna Camaçarico 29 de abril 2024
Anatel amplia o cerco às ligações abusivas realizadas por empresas de telesserviços
CNC apoia taxação de sites de compras internacionais como Shein e Shopee


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL