Apenas 46% das pessoas na faixa dos 18 a 24 anos iniciam suas buscas no Google, à medida que essa porcentagem aumenta para 58% entre aqueles com 25 a 39 anos. O resultado da pesquisa da YPulse mostra que as redes sociais “deixaram de ser um lugar para se conectar com amigos e familiares e passaram a ser uma ´rodovia` de informações”, disse a diretora de conteúdo da YPulse, MaryLeigh Bliss. A geração Z é formada por nascidos entre 1996 e 2010.
Nessa disputa de mercado, o TikTok, que já soma mais de 1 bilhão de usuários, fez algumas atualizações com mecanismos de buscas muito parecidas com o do Google. Agora você consegue ter até trechos da Wikipédia dentro do aplicativo, o que ajuda a criar o hábito de fazer pesquisas no próprio ambiente que você já consome conteúdos. Nos Estados Unidos o TikTok tem sido usado por 2 em cada 5 norte-americanos como mecanismo de busca, segundo levantamento.
A pesquisa também mostra que o TikTok é preferido devido ao formato de vídeos curtos, que impactam a forma de consumo com a sensação de aceleração, consumindo mais em um espaço de tempo menor. também é mais lucrativo para as empresas que inserem cada vez mais anúncios.