Busca:

  Notícia
 
Pesquisa de aluna mineira mostra viés racista nos dicionários


Franciele de Souza e o seu professor orientador

Uma pesquisa sobre racismo e sua apresentação em dicionários brasileiros rendeu para a estudante Franciele de Souza Meira o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas durante a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em SP.


Com o tema “Registro de ´preto` e ´negro` em dicionários de língua portuguesa”, a estudante Franciele se dedicou a mostrar o viés racista utilizado nos dicionários para a definição das palavras.  "Eu busquei mostrar que o racismo, no caso de indivíduos negros, não está apenas enraizado em ações, mas também na fala, na língua portuguesa, disse a estudante que mora em Extrema (MG), mas estuda no 3º ano do curso Técnico em Informática, no Instituto Federal em Bragança Paulista. 


A pesquisa do projeto, orientada pelo Prof. Dr. Rafael Prearo Lima,  foi dividida em pelo menos três partes: a primeira delas foi a definição de quais dicionários seriam utilizados para a análise das palavras. 


Na segunda parte, com base nos estudos da lexicografia e da análise do discurso, ela analisou os efeitos de sentido produzidos pelas definições para saber como são ideologicamente marcadas.


Por fim, a estudante efetuou a comparação das definições para ver as diferenças ideológicas de cada registro. 


"As definições encontradas em dicionários mais antigos eram esperadas de certa forma, pois esses dicionários foram publicados quando circulava-se, à época, um discurso pró-escravidão. Em relação aos dicionários mais recentes, realmente fiquei surpresa por ver que havia continuidade desse discurso, relacionando os indivíduos negros ao período escravocrata."

Mais Notícias

Filas e poucas ficham obrigam TRE a ampliar serviço em Camaçari
Brasil fecha março com 8,6 milhões de pessoas sem ocupação
Bahia cria 12 mil dos 244 mil postos com carteira em março no país
PMs acusados de matar o garoto Joel vão a júri 13 anos depois
Coluna Camaçarico 29 de abril 2024
Anatel amplia o cerco às ligações abusivas realizadas por empresas de telesserviços
CNC apoia taxação de sites de compras internacionais como Shein e Shopee
Colunistas José Carlos Teixeira
Brasil tem recorde de conflitos pela terra com 31 mortes em 2023
Conta de luz de maio segue com bandeira verde e sem aumento


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL