Busca:

  Notícia
 
Rosa Weber preside o Supremo até outubro de 2023


Minista foi indicada pela ex-presidente Dilma e fica no cargo por apenas um ano, já que se aposenta por idade

Eleita  nova presidente do  Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber toma posse dia 12 de setembro, no lugar de Luiz Fux,  prometendo "defesa máxima da democracia". "Vou procurar desempenhá-lo (o cargo) com toda serenidade e com a certeza do apoio de vossas excelências, que, para mim, será fundamental. E sempre na defesa da integridade e na soberania da Constituição e do regime democrático", disse a ministra, após a eleição internarealizada na qaurta-feira (10).


Na eleição, feita entre os próprios integrantes da Corte, o vice  do STF será o ministro Roberto Barroso. O Supremo adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio, baseado no critério de antiguidade.


Rosa Weber só cumprirá  dois anos do mandato, já que se aposenta em outubro de 2023, quando completará 75 anos de idade. 


Diferente de boa parte dos ministros da Corte, Rosa Weber passou os últimos 10 anos no STF praticamente sem conceder entrevistas. Ela é vista pelos seus pares como extremamente discreta e técnica. 


Rosa Weber foi indicada pela então presidente Dilma Rousseff (PT), em substituição a ministra Ellen Gracie, que havia se aposentado. Antes  ela havia ocupado  uma  cadeira do Tribunal Superior do Trabalho (TST) por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  A carreira como jurista começou em meados de 1967, quando ela foi aprovada em primeiro lugar no vestibular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). 

Mais Notícias

Brasileiro está preocupado com liberação de produtos importados e geração de empregos no país
Maioria dos brasileiros não sente segurança nas ruas à noite
Colunistas Paulo Silva
Os brasileiros estão se casando cada vez mais velhos
Alves inicia rotina de visitas à Justiça após liberdade provisória
Bahia lidera no Nordeste com 6.249 postos com carteira assinada em fevereiro
Nova pesquisa mostra vantagem de Bruno na disputa em Salvador
BYD tem lucro de 80% e aumento de 62% nas vendas em 2023
Maduro acusa Lula de seguir orientação dos Estados Unidos
Imagem do Supremo melhora, diz pesquisa do Datafolha


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL