Busca:

  Notícia
 
Camaçarico 1º de agosto 2022


Ajustes As sessões plenárias da Câmara de Vereadores de Camaçari, retomadas nesta terça-feira (2), ganham calendário elástico. Segundo apurou a Coluna, os encontros das quintas-feiras no plenário Osvaldo Nogueira devem ser suspensos. Ainda de acordo com a proposta, consensuada entre governistas e oposicionistas, as sessões das terças permanecem semanais em agosto.


Ajustes 2 Em setembro as sessões das terças-feiras passariam a ser mensais. A justificativa está nas necessidades dos vereadores mergulharem de cabeça nas campanhas de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.


Embate Por falar em Legislativo, dos 21 representantes eleitos em 2020, apenas dois tentam voos mais altos nas eleições de 2 de outubro. O vereador Dentinho do Sindicato (PT) briga por uma das 63 vagas na Assembleia Legislativa, na faixa dos votos do eleitorado lulopetista. Já na base de ACM Neto, a outrora oposicionista Professora Angélica (PP) busca uma das 39 vagas na bancada baiana de deputado federal.


Embate 2 Candidatos nas eleições de outubro, Dentinho do Sindicato e a Professora Angelica protagonizam outra pauta que pode ter reflexos muito além nas eleições de outubro. A Câmara de Camaçari deve iniciar nesta terça-feira (2), o processo de formação da comissão que vai apurar as denúncias de assédio moral, sexual e preconceito racial, feitas pela vereadora contra o colega de Legislativo. Situação nada singular e sem precedentes, como mostrou a Coluna (Confira), não deve ter desfecho imediato e com total imprevisibilidade.   


Baixa dosagem A Lei que cria a política municipal de prevenção e combate às amputações em pacientes diabéticos em Camaçari, aprovada no final do ano passado pela Câmara de Vereadores, parece ser mais um exemplo da desarticulação da secretaria de governo (Segov) do alcaide Antonio Elinaldo (União Brasil) com o Legislativo.


Baixa dosagem 2 Ouvida pela Coluna, a secretaria de saúde de Camaçari (Sesau) garante que possui uma estrutura que atende plenamente as necessidades dos pacientes com diabetes no município. Com médicos especialistas, fornecimento de medicamentos e com todas as unidades básicas de saúde (UBS) orientadas e seguindo o programa nacional de diabetes, a Sesau nada sabe sobre o projeto, muito menos os motivos pelo não veto do alcaide Elinaldo.


Baixa dosagem 3 Sem veto e sem a sanção de Elinaldo, a Lei de autoria do vereador Jamesson Silva, do mesmo partido do alcaide, agora espera a “sanção tácita” do presidente do Legislativo, também do UB, como determina a Lei Orgânica do Município. Junior Borges, por sua vez, segue sem saber o que fazer com a lei engavetada desde o começo do ano.


Baixa dosagem 4 Essa inexplicável ´babel` entre Legislativo e Executivo, que apesar de contar com 18 dos 21 votos dos vereadores da Casa, cria uma estranha situação. Acionado, o Ministério Público vira personagem em um debate só possível quando a sintonia e a eficiência entre os poderes não funcionam  e precisam desse tipo de interferência. ⁷


Calibre Camaçari registrou 10 assassinatos em julho, segundo informações da secretaria de segurança pública (SSP-BA). Os números mostram queda em relação ao mesmo mês de 2021, com 14 registros oficiais. Julho deste ano voltou a cair na comparação com o mesmo mês de 2020, 2019 e 2018, com 11, 22, 13 e 21 assassinatos, respectivamente.


Calibre 2 No somatório dos 7 primeiros meses do ano, 2022 registra 115 assassinatos, 10 a menos que o período janeiro/julho de 2021. Nos mesmos 7 meses de 2020 foram 143 assassinatos. Ainda segundo dados da SSP-BA, entre janeiro e julho de 2019 foram contadas 108 mortes violentas no município. Entre janeiro e julho de 2018 a SSP registrou 114 assassinatos em Camaçari. Recorde dos últimos 6 anos no período janeiro/julho continua com 2017, quando foram contados 145 assassinatos. 


João Leite Filho joaoleite01@gmail.com – Editor


1/8/2022 Fechamento: 17h18


Todas as Colunas


Instagram Joao leite


You Tube joao leite 

Mais Notícias

Antibiótico ao autoritarismo
O baiano Herbert Conceição estreia no box profissional
Bahia segue líder na taxa de desemprego no Brasil
Patrimônio dos presidenciáveis ultrapassa os R$ 57 milhões
Patrimônio dos presidenciáveis ultrapassa os R$ 57 milhões
Brasil deve registrar em 2022 uma safra agrícola recorde
Quase metade dos brasileiros fazem bico para complementar a renda
Entidades defendem a democracia e protestam contra retrocesso
Aumenta o números de membros da Polícia na disputa de outubro
Rosa Weber preside o Supremo até outubro de 2023


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2022 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL