Busca:

  Notícia
 
Taxa de desemprego cai e já é a menor no trimestre março/maio desde 2016

O desemprego no Brasil caiu de 10,5% no trimestre fevereiro/abril para 9,8% no período março/maio. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quinta-feira (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a primeira vez que a taxa de desemprego fica abaixo de 10% desde o trimestre encerrado em janeiro de 2016, quando ficou em 9,6%. 


Apesar da melhora do índice, o desemprego ainda afeta cerca de 11 milhões de pessoas no Brasil. A informalidade atinge 40% dos trabalhadores e a população também sofre com a disparada da inflação.


O resultado também foi o menor para o trimestre encerrado em maio desde 2015, quando estava em 8,3%. O resultado ficou abaixo do piso (9,9%) da pesquisa Estadão/Broadcast, que teve mediana de 10,2% e teto de 10,6%. 


Em igual período de 2021, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua ficou em 14,7%. No trimestre encerrado em abril de 2022, a taxa de desocupação estava em 10,5%. 


A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.613 no trimestre encerrado em maio, queda de 7,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 249,849 bilhões no trimestre até maio, alta de 3% ante igual período do ano anterior.


A queda da taxa de desemprego do País a 9,8% no trimestre móvel encerrado em maio mostra um mercado de trabalho melhor do que o esperado, avalia o Modal. "A partir do dado de hoje, vamos atualizar nossa projeção da taxa de desemprego e vislumbramos um número abaixo de 10% para o final de 2022 e 2023", afirma o economista-chefe do banco, Felipe Sichel, em relatório. 

Mais Notícias

Colunistas José Carlos Teixeira
Bahia é o 5º estado com mais residências atendidas por sistema de captação de energia pelo sol
STF reage a publicação nos EUA de decisões do ministro Moraes
Geração Z troca pesquisa no Google pelo TikTok
Espécie de dinossauro encontrado na Bahia é batizado de Tieta
Colunistas Adelmo Borges
Paratletas de Camaçari participam do 33º brasileiro de equitação
Isenção de Imposto de Renda fica em dois salários mínimos
Brasil sobe para 8ª posição no ranking das maiores economias do mundo
Parlamento americano divulga documentos e acusa Moraes


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2024 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL