Busca:

  Notícia
 
Filme de terror


Adelmo Borges

Os dados da PNADD Continua 2020 relacionados ao cenário socioeconômico do Brasil, relativo às desigualdades entre negros e não negros, homens e mulheres, entre as regiões – sul, sudeste, norte e nordeste-, assim como as classes A, B, C, D e E, publicado pelo IBGE no último dia 19 de novembro abala qualquer cidadão brasileiro com sensibilidade socioeconômica. 


Os números são estarrecedores. Os ganhos financeiros dos negros e mulheres em comparação aos não negros e os homens são de 50% e 46% respectivamente. Dos 14 milhões de desempregados 54% são afrodescendentes. Os brasileiros mais ricos da classe A tiveram um aumento de ganhos de 31%, da classe B 18%, enquanto a população da Classe C, D, e E tiveram uma redução de 22%, 32% e 52%. Das 612.000 vidas perdidas pela pandemia 38% foram as mães, tias, avos e avôs, com mais de 60 anos, dos quais 22% eram aposentados ou pensionistas.


As regiões sul e sudeste que apresentam a maior renda per capita, também apresenta o maior percentual de desempregados e de pessoas que passaram para a linha da pobreza. No norte e no nordeste, os números revelam um maior contingente de pessoas que passaram a viver na linha da pobreza, da miséria absoluta, com sérios problemas de segurança alimentar, de saúde, acesso ao saneamento básico e moradia.


Camaçari que em 2010 – último censo – tinha uma população de 242.970 habitantes - 103 do ranking estadual - com estimativa que em 2021 tenha aproximadamente 330.000, atualmente tem 25,3% das pessoas com trabalho formal com salário médio, 43,6% de desempregados e/ou subempregados.  28,5% vivem na linha da pobreza e 26,8 na miséria relativa e 23,2% na miséria absoluta. Em 2019, o salário médio mensal era de 3.6 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 27.1%. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 41.5% da população nessas condições.


Que DEUS e os Orixás nos protejam e ilumine nossos dirigentes nesta fase pós pandemia oriente suas ações no sentido de reverter esse quadro.


Adelmo Borges  adelmobs@terra.com.br


Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade do autor

Mais Notícias

Camaçarico 2 dezembro de 2021
Número de meninos e meninas de 6 a 14 anos fora da escola cresce 171%
Netinho deve se candidatar a federal com o apoio de Bolsonaro
Lula tem ao apoio de metade dos baianos para voltar a Planalto
Camaçari registra 9 novos casos de Covid-19 em 24 horas
Laboratório americano admite ineficácia de vacinas contra a ômicron
Brasil chega a outubro com aumento nos postos com carteira assinada
Ômicron obriga Salvador e outras capitais a cancelarem reveillon
Ex-secretário da SSP afastado pela Faroeste volta a posto na PF
Camaçari registra 6 novos casos de Covid-19 em 24h


inicio   |   quem somos   |   gente   |   cordel   |   política e políticos   |   entrevista   |   eventos & agenda cultural   |   colunistas   |   fale conosco

©2021 Todos Direitos Reservados - Camaçari Agora - Desenvolvimento: EL